10 de junho de 2022
Lula nao vai acabar com o pix

Pix… aceitas? Ô, mas é claro! Teve ontem, tem hoje e terá amanhã. Vamos falar a verdade: é balela esse papo de que Lula vai acabar com o pix. Não vai! Essa é mais uma fake news do estilo aleatória: a que pega qualquer assunto cotidiano e bota uma mentira por cima, só pra espalhar medo e confusão nas pessoas. E nem é novidade… já espalharam isso antes e estão requentando a lorota. Que feio, hein?

E vamos falar de coisa boa: na presidência, Lula promoveu uma imensa inclusão bancária (ou seja, muita gente que nunca tinha tido conta em banco passou a ter mais renda e abriu sua conta, afinal tinha um emprego com salário decente… ô, saudade!). Em oito anos de governo Lula, 45 milhões de brasileiros passaram a utilizar bancos.  

Essa fake news velha também é uma oportunidade de dizer outra verdade: quem não sabe nada de Pix é o bobão de plantão no planalto. Ele despreza tanto a vida do brasileiro comum (a minha, a sua) que em outubro de 2020, ao ser perguntado sobre o pix, respondeu “Não sei o que é pix, não tomei conhecimento”. Àquela altura, o pagamento digital já estava funcionando há seis meses, e vinha sendo desenvolvido pelo Banco Central desde 2018. 

Taí outra verdade: Bolsonaro não se interessa por nada que importa ao povo brasileiro. Nem pelo pix, nem pelas 33 milhões de pessoas que passam fome, nem pelas 670 mil vidas perdidas para a covid enquanto ele sabotava a chegada de vacinas ao Brasil.  
E faz pior: tenta sentar na janelinha e exibir como seu o trabalho que é dos outros. Ele repetiu essa fake news porque tem tentado mostrar o pix como um feito de seu governo, outra mentira! É o mesmo oportunismo de inaugurar obras que estavam 97% prontas e dizer que são suas… mas isso é assunto para outro dia.