No quarto vídeo da série sobre as eleições de 2014, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala sobre um dos temas que foram amplamente debatidos no processo eleitoral: a política externa brasileira. Para Lula, as relações com países centrais é fundamental, mas também é preciso diversificar:
“Nós não queríamos diminuir a nossa relação com os Estados Unidos porque compreendemos a parceria estratégica entre os dois países. Nós não queríamos romper com a União Europeia porque nós compreendemos a importância estratégica, seja política ou econômica. Mas nós precisaríamos ficar menos dependentes destes dois blocos e nós resolvemos então criar outros blocos.”
Vídeo: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente considera ainda que as relações com América Latina e África ainda têm muito potencial de crescimento e podem fortalecer a região no cenário internacional. “Nós ainda não exploramos nem 30% do que podemos explorar. Seja do ponto de vista de vista da integração física, da política, da social, da cultural, da educacional. Isso é que vai dar solidez para que um dia a América do Sul se torne tão forte como a União Europeia. A gente não vai ser forte esperando que os outros façam a gente forte, a gente vai ser forte o dia que a gente acreditar na gente mesmo. A mesma coisa com a África.”
Veja também os outros vídeos gravados por Lula sobre as eleições de 2014:
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…