06 de outubro de 2021
Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita, nesta quinta-feira (7), a partir das 10h, o Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF), empreendimento administrado pela Central de Cooperativas de Catadores (Centcoop). 

O complexo é uma importante conquista do movimento de catadores e catadoras do DF. A área que abriga o CIR é um dos quatro terrenos doados à Centcoop pelo governo federal em 2010, durante a gestão do ex-presidente Lula, visando a construção de galpões de reciclagem e impulsionar a geração de renda para milhares de trabalhadores e trabalhadoras. 

Foi também nas gestões do PT que a cooperativa e o governo do Distrito Federal assinaram os contratos que garantiram o financiamento da construção dos galpões de recepção, seleção e comercialização dos resíduos recicláveis que hoje formam o complexo. 

Com capacidade para processar até 5 mil toneladas de resíduos por mês, o CIR gera cerca de 2 mil empregos. Além disso, é parte importante da estratégia de desativação do antigo Lixão da Estrutural, que chegou a ser o maior lixão da América Latina.

Centrais de reciclagem são instrumentos importantíssimos tanto para a geração de emprego e renda para populações vulnerabilizadas, quanto na gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos. A destinação correta de material reciclável diminui a quantidade de resíduos acumulados em lixões e evita a contaminação do solo e da água.

Lula conhecerá as instalações e conversará com os catadores e catadoras. A visita faz parte da agenda do ex-presidente, que esta semana visita o Distrito Federal.

****************
ENCONTRO DE LULA COM CATADORES E CATADORAS DE RESÍDUOS DO DF
Quinta-feira, 7 de outubro – 10h
Endereço: CIR/DF – Páteo Ferroviário de Brasília, início da Avenida Estrutural

ORIENTAÇÕES À IMPRENSA PARA COBERTURA DO EVENTO 

Para a imprensa, o evento terá duas etapas de cobertura: a primeira (visita aos galpões), será aberta exclusivamente para os profissionais de imagem (foto e cinegrafista). A segunda etapa da cobertura (encontro de Lula com catadores e catadoras) será aberto a toda imprensa.  Para ter acesso ao evento,  será preciso  fazer credenciamento no local 

SERVIÇO

9h: abertura da cobertura para profissionais de imagem.

10h: abertura da cobertura o para todos os profissionais de imprensa.

Credenciamento: para ter acesso à agenda, os profissionais devem apresentar na entrada do Complexo: crachá  do veículo de comunicação e documento pessoal com foto. 

Mais informações: (11) 3243-1390