Lula: Responsabilidade pelo custo dos combustíveis não pode cair nas costas do trabalhador

Compartilhar:

Em entrevista ao vivo à rádio Bandeirantes de Porto Alegre na manhã de hoje (31), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a redução dos preços dos combustíveis e a destinação de parte do lucro da Petrobras para reinvestimento na estatal. Lula afirmou que a responsabilidade pelo custo irreal, dolarizado para atender apenas ao interesse do acionista, não pode ser jogada nas costas do trabalhador brasileiro.

“O fato de você dolarizar o preço do combustível e por conta disso jogar nas costas do brasileiro a responsabilidade de pagar um custo de combustível que não é real.  Não é real o custo do combustível dolarizado porque somos autossuficientes e temos capacidade de extrair petróleo”.

Lula afirmou que a responsabilidade por buscar soluções para a redução dos preços é do governo, já que o presidente da Petrobras é subordinado às orientações do Estado brasileiro, que é acionista majoritário e indica o Conselho da estatal.

“Quando você não sabe o que fazer, quando você tem dificuldades, você convoca o Conselho Nacional de Política Energética e você decide o que fazer com os preços”, disse, lembrando que, em 2008, o barril do petróleo estava a 147 dólares, mais caro do que hoje, enquanto a gasolina no Brasil custava R$ 2,60 e a Petrobras era lucrativa.

Como solução para a redução dos preços, o ex-presidente defende também a volta de investimentos em refinarias, paralisados desde o golpe de 2016, para que o país produza a quantidade de gasolina suficiente para o consumo e não precise importar.  

Mais declarações:

Assista na íntegra: