A plataforma Juntos Pelo Brasil, por meio da qual a sociedade pode participar da elaboração do plano de governo da chapa Lula-Alckmin, inicia nesta segunda-feira, 27, a série “Diálogos pelo Brasil” para debater temas centrais da reconstrução do país.
Com transmissão pela página da plataforma Juntos pelo Brasil (programajuntospelobrasil.com.br), a filósofa Marilena Chauí e o coordenador do plano de governo, Aloizio Mercadante, conversam sobre reconstrução da democracia, a partir das 19h.
A série terá continuidade na quarta, 29,, e na sexta, 1, com foco, respectivamente, em Petróleo e Amazônia e meio ambiente.
A construção do plano de governo será pautada por diretrizes definidas pelos sete partidos que formam o movimento Vamos Juntos pelo Brasil (PT, PSB, PC do B, Psol, Rede, PV e Solidariedade).
Lançadas na semana passada, junto com a plataforma, elas apontam prioridades como urgência no combate à fome e à pobreza; retomada do investimento, público e privado, para alavancar crescimento e gerar emprego com Estado forte, fim do teto de gastos e retomada do investimento; combate à inflação e redução do custo de vida, com fortalecimento da Petrobras, retomada das políticas de incentivo à agricultura e estoques reguladores, para reduzir o preço dos alimentos e colocar comida nos pratos dos brasileiros; defesa da Amazônia, combate ao desmatamento, respeito às leis ambientais e proteção dos povos indígenas, aliado ao enfrentamento das mudanças climáticas; democracia, justiça, paz, soberania e reinserção do Brasil no mundo.
Em menos de uma semana no ar, a plataforma Juntos pelo Brasil já reúne contribuições de diferentes setores. Apenas no primeiro dia de funcionamento, ela recebeu mais de 2 mil sugestões dos mais diversos temas, que refletem desde posicionamentos individuais, até propostas que sempre foram bandeiras dos movimentos populares.
Sugestões sobre energia, sustentabilidade, combate à fome, distribuição de renda, controle da inflação, defesa das empresas estatais, geração de emprego e educação são, até agora, os mais populares.
Além disso, nas primeiras 24h, a plataforma recebeu mais de 50 mil visitas e foram realizados mais de 5 mil downloads do documento completo de Diretrizes para Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil, o que dá a dimensão do interesse crescente pelas propostas da chapa Lula-Alckmin.
A expectativa é que a plataforma amplie o engajamento para que a base social da coligação se aproprie das propostas contempladas no programa de governo e se envolva de fato na construção coletiva do nosso projeto. Em paralelo a isso, serão abertas mesas de diálogo da coordenação nacional do programa com entidades nacionais, para avançar no processo de construção programática.
Diálogos pelo Brasil: Reconstrução da Democracia
Dia: Segunda-feira, 27 de junho
Convidados: Marilena Chauí, professora da USP e Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo da chapa Lula-Alckmin.
Horário: 19h.
Exibição: programajuntospelobrasil.com.br
Link para transmissão: