04 de maio de 2022

O 4 de maio é conhecido no mundo inteiro como o dia de celebrar uma das franquias mais famosas do cinema internacional: a saga Star Wars. A data foi escolhida em razão da fonética parecida entre “May the fourth be with you”, em referência ao 4 de maio, e “May the force be with you” ou, “Que a força esteja com você”, saudação feita entre os Jedi, guardiões da paz e da justiça, que dominam o “Lado da Luz” da Força. Para marcar a data, o fandom utiliza nas redes as hashtags #MayThe4thBeWithYou ou #MayTheFourthBeWithYou.

Conhecido por interpretar Luke Skywalker, o maior dos Jedi nos filmes Star Wars, o ator Mark Hamill utilizou sua conta no Twitter para incentivar jovens brasileiros a tirar o título de eleitor.

“Você não precisa ser um mestre Jedi para saber que o prazo para se registrar no Brasil é AMANHÔ, escreveu ontem o ator de Star Wars. Hamill se engajou na campanha depois do ator Mark Ruffalo, que interpreta o Hulk, na saga Vingadores. Também se juntou à campanha o ator Leonardo DiCaprio.

Nas publicações, os astros reforçaram a necessidade de participação nas decisões políticas do país e lembraram que termina hoje o prazo para tirar o título de eleitor, transferir ou atualizar o documento e regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

Em março, campanha encabeçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que tomou as redes sociais alavancou o alistamento eleitoral de jovens de 15 a 18 anos. De acordo com o Tribunal, o país ganhou no mês de março mais 445.553 novos eleitores nessa faixa etária. Entre janeiro e março, foram 1.144.481 novos cadastros eleitorais de jovens de 15 a 18 anos, um recorde na procura pelo documento se comparado às eleições gerais de 2018 e 2014. Artistas como Anitta, Ludmilla, Maísa, Bruna Marquezine e influenciadores como Felipe Neto e Raphael Vicente participaram.

Entre segunda (02) e o início da tarde de terça (03), foram realizados 1,67 milhão de atendimentos pela Justiça eleitoral, em 36 horas.

Passo a passo para tirar o título online

Antes de entrar na página do TSE para solicitar o documento, você vai precisar da seguinte documentação: fotos de um documento oficial de identidade (frente e verso), de um comprovante de residência recente, do comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (aqui) e, para requerentes do sexo masculino, do comprovante de quitação do serviço militar. Além disso, será preciso anexar uma selfie segurando o documento oficial de identificação (com o lado da foto virado para frente) ao lado do rosto.

Na selfie, evite usar óculos, bonés, gorros ou quaisquer acessórios que possam dificultar a identificação. Com a documentação salva no seu computador ou celular, siga os seguintes passos:

1 – Acesse tse.jus.br

2 – Clique na aba Eleitor e eleições

3 – Depois, clique em Autoatendimento do eleitor

4 – Preencha os dados solicitados e anexe a documentação e envie seu requerimento.

5 – Você pode acompanhar o andamento de seu pedido na aba “Acompanhar requerimento”.

Parabéns, agora você já pode participar ativamente da transformação política do país!