Categorias: Notícias

Mudança na cobertura dos planos de saúde coloca vidas de brasileiros em risco

Os planos de saúde serão obrigados a cobrir apenas os tratamentos e procedimentos listados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A mudança na cobertura dos planos foi facilitada pelo governo Bolsonaro, que no início de março sancionou, por meio de uma medida provisória, a lei que regulamenta a ANS, dando base legal para a adoção do rol taxativo. A medida também concedeu ao Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) do SUS, controlado pelo Ministério da Saúde, a prerrogativa de determinar quais tratamentos farão parte da lista obrigatória. 

Após disputa judicial, essa semana o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu a favor da adoção do rol taxativo em uma audiência nesta semana. A decisão coloca a sobrevivência e a qualidade de vida de milhares de brasileiros em risco, enquanto ajuda as operadoras, que já tinham se beneficiado com o reajuste recorde das apólices em 15% nas últimas semanas. O STJ havia iniciado o julgamento em fevereiro deste ano, mas a decisão foi adiada por um pedido de vistas. 

Até então, o Judiciário brasileiro considerava o chamado rol descritivo, no qual a lista da ANS era um ponto de partida e os pacientes poderiam solicitar na Justiça o direito de receber tratamentos que não estivessem listados, desde que tivessem justificativas médicas. O rol era considerado o mínimo a ser oferecido pelas operadoras. 

Na prática, agora elas estão isentas de fazer isso. A decisão do STJ não é necessariamente obrigatória para outras instâncias da Justiça, mas a tendência é que ela seja seguida. Ou seja, brasileiros com doenças raras ou tratamentos crônicos que não estejam no rol da ANS, terão de pagar integralmente os procedimentos, terapias e medicamentos que necessitem ou recorrer ainda mais ao SUS, que está limitado pelo governo e pelo teto de gastos.

Vidas inocentes em risco

Entidades de pais e responsáveis de crianças com deficiências e atípicas protestaram contra a decisão. Em fevereiro, durante o primeiro julgamento em Brasília, dezenas dessas pessoas chegaram a se acorrentar diante do STJ. Na audiência de quarta-feira passada, muitas voltaram à porta do tribunal, em Brasília. Após a decisão, muitas já receberam notificações de operadoras sobre interrupções de tratamento.

“É de partir o coração que tantas famílias hoje estão chorando, sem saber como será amanhã. Sem saber se o plano vai bater na porta e tirar o home care, o respirador da criança. É triste dizer, mas é morte. Tem muita criança que, se ficar um dia sem tratamento, e um tratamento que não está no rol da ANS, morre”, reclamou a servidora pública Diony Souza, mãe de um menino autista de 3 anos, em entrevista ao portal Uol.

A decisão foi tomada a partir do julgamento do caso de um paciente que processou a Unimed de Campinas, que se recusava a cobrir um tratamento para esquizofrenia. A operadora perdeu nas duas primeiras instâncias e recorreu ao STJ. Ainda cabe recurso ao STF, mas é necessário que seja interposta uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

O rol da ANS, que agora será a base legal, não contempla tratamentos aprovados recentemente, alguns tipos de quimioterapia e radioterapia e alguns tipos de cirurgias. Os procedimentos que não tiverem similar aprovado pela agência ainda poderão ser pedidos na Justiça, desde que a ANS não tenha indeferido sua inclusão na lista, que haja comprovação da eficácia e recomendação de órgãos técnicos nacionais ou estrangeiros.

Durante uma audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira, o deputado federal e ex-ministro da Saúde do governo Dilma Rousseff, Alexandre Padilha (PT-SP), lamentou a decisão do STJ e afirmou que a bancada continuará brigando pelo direito dos brasileiros aos tratamentos adequados.

“Não vamos descansar, não vamos aceitar calados nem parados essa decisão. A casa das leis tem de ampliar o acesso a tratamentos de saúde, pois o direito já existe está na Constituição. Essas pessoas, que tanto sofrem de doenças e pagam o plano de saúde ao longo de toda uma vida, quando precisam utilizar esse benefício podem ter esse acesso negado por uma interpretação não correta”, afirmou Padilha.

Posts Recentes

Entre no Zap do Lula

O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…

8 meses atrás

Chamou? Chegou! Só os entregadores ON!

Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…

12 meses atrás

Confira a lista completa de grupos do Time Lula Brasil!

Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…

1 ano atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o Zap do Lula!

Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp

1 ano atrás

Janja te convida para o Time Lula Mulheres!

Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…

1 ano atrás

8M A força e luta da mulher em defesa da democracia segue aqui!

8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…

1 ano atrás