17 de junho de 2022

Acaba de sair um mini documentário com uma história gostosa de lembrar: a transposição do rio São Francisco só saiu do papel nos governos do PT. Lula e Dilma concluíram 88% da obra, que tem extensão de 477 quilômetros. O vídeo resgata a viagem dos dois à pequena Monteiro, no interior da Paraíba, em 2017, para celebrar com o povo a inauguração do reservatório do Eixo-Leste, preenchido pela água que viajou 270 quilômetros até ali.

Levar água para o sertão é se importar de verdade com os brasileiros. É trabalhar pelo bem do povo, sem preconceito e de coração aberto. Isso falta (e muito!) lá do outro lado, onde o que sobra é maldade. Bolsonaro adora tentar se passar por responsável pela obra: mentira braba! A verdade é que, muito a contragosto, ele concluiu apenas os 5% faltantes, enquanto Michel Temer tinha feito os outros 7%. E fez isso em ritmo de lesma! Se dependesse do atual presidente, a transposição levaria 43 anos. 

Como comparação, em maio de 2016, mês do golpe contra Dilma, a obra estava ativa 24 horas por dia, com 9 mil trabalhadores e 3 mil equipamentos, para dar acesso à água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e do Ceará. Parece muito, e é.

Por sinal, a universalização da água (ou seja, compreender que todo brasileiro merece abrir uma torneira e ter água limpa em casa) é um compromisso dos governos de Lula e do PT. Só faz isso quem se importa de verdade com o povo.

Já quem não se importa, abandona. É o que fizeram Temer e Bolsonaro. Eles chegaram a suspender o projeto da transposição e só se mexeram depois de muita pressão popular. Agora, sem nada de bom para mostrar ao povo, e desesperado pelos votos do eleitorado do Nordeste, o futuro ex-presidente segue usando a única estratégia que conhece: mentir. Mentir e omitir. Ao dizer que a transposição foi idealizada por Dom Pedro II e concluída por ele, Bolsonaro “esquece” que, sem o trabalho de Lula e Dilma nos governos do PT, não haveria nada para “inaugurar”!

Eles sempre vão tentar enganar, mas o povo sabe a verdade. A transposição do São Francisco só existe porque Lula fez o que nenhum presidente, ou imperador, fez: colocar como prioridade a melhoria da vida de quem mais precisa.