21 de agosto de 2018

Na manhã desta terça-feira (21/08), o The New York Times publicou artigo de Jorge Castañeda, ex-ministro das Relações Exteriores do México. No artigo, Castañeda afirma que permitir a candidatura de Lula é crucial para a garantia da democracia brasileira. Ele aponta que a causa de Lula é apoiada por líderes internacionais ao redor do mundo, incluindo o estadunidense Bernie Sanders e o Papa Francisco.

Essa não é a primeira vez que a candidatura de Lula é destaque no jornal estadunidense: no início de agosto, o NYT publicou artigo que Lula escreveu direto da prisão, em Curitiba. No último dia 15, após o registro oficial da candidatura, o assunto também foi destaque. Enquanto isso, a imprensa brasileira prefere esconder o assunto.

Em seu artigo, ao falar sobre a importância de Lula nas urnas para a democracia brasileira, Castañeda conclui: “as acusações contra Lula são muito frágeis, o pretenso crime muito insignificante, a sentença muito descaradamente desproporcional e as apostas muito altas. Na América Latina de hoje, a democracia tem de prevalecer no estado de direito. Em um mundo ideal, os dois vão juntos e certamente não se chocam. No Brasil, eles colidem. Eu escolho a democracia, com todos os seus percalços”.

Clique aqui para ler a íntegra do artigo, em inglês.