No dia 4 de maio termina o prazo para tirar o título de eleitor, transferir ou atualizar o documento e regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral. Você sabia que é possível fazer tudo isso online, sem fila e em poucos minutos?
Você pode se cadastrar pelo computador, tablet ou celular, por meio do Título Net, sem necessidade de comparecer a uma zona eleitoral ou ao tribunal regional eleitoral da sua região.
O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. E se você tem 15 anos e completará os 16 até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições, pode também tirar a primeira via do título eleitoral e votar em 2022. Mesmo não sendo obrigatória, é imprescindível a participação da juventude na escolha dos candidatos a cargos políticos nas eleições para a definição do futuro do Brasil.
Campanha encabeçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que tomou as redes sociais alavancou o alistamento eleitoral de jovens de 15 a 18 anos. De acordo com o Tribunal, o país ganhou no mês de março mais 445.553 novos eleitores nessa faixa etária. Entre janeiro e março, foram 1.144.481 novos cadastros eleitorais de jovens de 15 a 18 anos, um recorde na procura pelo documento se comparado às eleições gerais de 2018 e 2014.
Os números mostram o crescente interesse dos jovens pela vida política do país. Mas o engajamento pode ser ainda maior. Entre os mais jovens, de 16 a 17, o mês de março terminou com 1,05 milhão de eleitores registrados entre os 16 e 17, o que equivale a 17,32% da população nessa faixa etária.
Nas palavras de Lula em encontro com jovens em Heliópolis (SP): temos que mudar o curso da história e essa eleição é uma oportunidade de definir o Brasil que a gente quer. Vamos dizer para quem a gente conhece que tenha mais de 16 anos e não tem o título: não entre na do Bolsonaro. Você não tem que comprar fuzil, não tem que comprar pistola, não tem que comprar bala, não tem que comprar arma. Tire o título do eleitor e dê um tiro nas coisas ruins para a gente mudar a história desse país”.
Antes de entrar na página do TSE para solicitar o documento, você vai precisar da seguinte documentação: fotos de um documento oficial de identidade (frente e verso), de um comprovante de residência recente, do comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (aqui) e, para requerentes do sexo masculino, do comprovante de quitação do serviço militar. Além disso, será preciso anexar uma selfie segurando o documento oficial de identificação (com o lado da foto virado para frente) ao lado do rosto.
Na selfie, evite usar óculos, bonés, gorros ou quaisquer acessórios que possam dificultar a identificação. Com a documentação salva no seu computador ou celular, siga os seguintes passos:
Parabéns, agora você já pode participar ativamente da transformação política do país!
Confira o passo a passo no vídeo:
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…