Esta manhã (22), a Polícia Federal prendeu um homem que fez ameaças a Lula e a ministros do Supremo Tribunal Federal, conforme noticiou o G1. Após ordem de Alexandre de Moraes, do STF, foi determinada a prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, por ameaças ao ex-presidente Lula e a ministros do STF. Ele foi preso em Belo Horizonte nesta sexta-feira. Isso mostra que o esforço de quem denuncia não é em vão. Denúncias funcionam. Continue denunciando discurso de ódio, ameaças e fake news.
Todos os dias, recebemos centenas (às vezes milhares) de denúncias de fake news, ameaças e discurso de ódio enviadas por pessoas como você. Essas denúncias chegam para nós via formulário do nosso site, via Dr e Dra Denúncia no Whatsapp e via nossos perfis nas redes sociais.
Como a máquina de produzir ódio e mentiras trabalha em escala industrial, existem muito mais fakes do que gente para denunciá-las. Às vezes, parece que fazer denúncias não dá em nada. Mas dá. Denunciar traz resultado! Só com as denúncias é que nossos advogados podem recolher provas e entrar com ações como a que obrigou uma dezena de bolsonaristas a apagarem mentiras sobre o falso vínculo PT-PCC.
Foi também graças a denúncias enviadas por vocês que outdoors com mensagens ofensivas a Lula que configuram, portanto, propaganda política negativa antecipada, saíram de cena em diversas cidades.
O homem preso esta manhã fez um vídeo, que circulou fortemente nas redes sociais, dizendo que iria “caçar” o ex-presidente Lula, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ). Na gravação, ele também diz que vai caçar “principalmente” ministros do STF e cita Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Luiz Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber.
Em sua decisão, Moraes escreveu: “Os fatos apurados revelam que Ivan Rejane Fonte Boa Pinto utiliza suas redes sociais e aplicativos de mensagens para propagar e arregimentar pessoas para seu intento criminoso”. E foi, novamente, didático ao diferenciar garantias individuais de permissão para cometer crime. “Garantias individuais […] não podem ser utilizadas como um verdadeiro escudo protetivo para a prática de atividades ilícitas”.
Não é novidade para quem combate fake news e acompanha o noticiário que Bolsonaro escolheu o STF e, mais recentemente, o TSE e as urnas eletrônicas como alvo para suas mentiras, desinformação e ódio. O outro alvo é Lula e o PT. É razoável imaginar que Ivan seja consumidor de mídias bolsonaristas e espalhador dessas mentiras em suas redes sociais.
Comportamentos nocivos à sociedade precisam ser combatidos e crimes não podem ficar impunes. Podemos até “adivinhar”: bolsonaristas vão reclamar da prisão e alegar “abuso” ou “censura”. Isso é desonestidade. É falta de ler o que Moraes escreveu. Vamos repetir: liberdade de expressão não é permissão para cometer crimes. É preciso ser responsável pelo que se diz. Ameaça à vida é um crime. Seguiremos denunciando e espalhando a verdade.
O post Siga denunciando! PF prende homem que ameaçou Lula e o STF saiu primeiro no Verdade na Rede.
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…