Quem acompanha o Verdade na Rede de perto sabe que, além de publicar conteúdos próprios que desmentem e contextualizam as fake news, nós também agregamos todas as checagens de mentiras contra Lula e o PT publicadas por agências independentes. Somente em julho, essas agências publicaram 92 desmentidos. É muita coisa, e vai aumentar. Mas, ao contrário do que aconteceu nas eleições de 2018, este ano o combate à desinformação está mais bem estruturado.
Na área “Desmentidos” aqui do site (repare: fica ao lado da coluna “Notícias”), diariamente publicamos os links das fakes checadas por agências como a Lupa, o Estadão Verifica, UOL Confere, Projeto Comprova, AFP Checamos, Aos Fatos, Reuters Fact Check e Boatos.org, entre outras.
Com 92 desmentidos, foram três fake news derrubadas por dia
Ainda que a distribuição das fake news tente se passar por algo “espontâneo”, a verdade é que ela acontece de maneira coordenada pelo Gabinete do Ódio, com suas “fazendas” de cliques, seus robôs e também a turma dos papagaios espalhadores da mentira.
Por se tratar de uma ação coordenada e artificial, os temas das fakes atendem ao planejamento de Carluxo e sua turma. Como a cada dia estouraram mais escândalos de corrupção no governo Bolsonaro (o caso de MEC e seus pastores pedindo barras de ouro como propina é apenas o mais emblemático), o tema mais recorrente em julho foram as fakes com áudio de falsos xingamentos de “ladrão”, supostamente dirigidos a Lula. Tudo mentira.
A fake que ficou em segundo lugar este mês foram as que novamente alteraram áudios e vídeos. Mas, dessa vez, para incluir supostas vaias a Lula nos eventos em que participou. A verdade é que Lula é ovacionado por onde passa. Os eventos em Pernambuco, Piauí e Ceará estavam lotados de gente feliz e ávida para voltar a ter uma vida menos sofrida.
Bolsonaro fez o Brasil voltar a passar fome, e isso o povo não esquece. São 33 milhões de brasileiros sem ter o que comer, e um total de 61,3 milhões em insegurança alimentar, ou seja, que não sabe se irão almoçar ou jantar hoje. O país voltou ao Mapa da Fome.
O terceiro tema recorrente das fakes foi a gasolina. Ao manter a Política de Paridade Internacional na Petrobras, Bolsonaro agrada acionistas estrangeiros. Enquanto isso, faz o povo brasileiro pagar em dólar pelo combustível gerado, em real, no próprio país. O que a máquina de desinformação faz? Cria e espalha fakes sobre a Petrobras para tentar associar a Lula o problema. A fake de que um dos filhos do ex-presidente seria acionista da empresa foi a terceira mais espalhada em julho.
Fakes são desespero de quem está atrás nas pesquisas. E vai piorar
Faltam apenas dois meses para as Eleições e sabemos que a produção e difusão de fake news contra Lula e o PT irá aumentar enormemente. São 3,5 anos destruindo as políticas públicas implementadas por Lula e Dilma. Na pandemia, em vez de cuidado, ele debochou da vida dos brasileiros negando vacinas e dificultando as medidas de proteção à vida. Bolsonaro está diante de uma terra arrasada.
Sem nada positivo para mostrar, ele vai apostar no pânico moral (ou seja, criar e divulgar conteúdo falso apresentando crianças em situações de risco) para assim tentar desviar o debate público do que realmente importa. Ele vai tentar, mas essas mentiras não salvarão Bolsonaro do julgamento do povo. Desinformação se combate com desmentidos e com informação e . Temos um país para reconstruir.