Combata Fake News

Veja 7 Mentiras de Bolsonaro

Neste 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, muitos que se dizem patriotas se apropriam da letra do nosso hino e das cores da nossa bandeira para afrontar o país. Mas ser patriota é mais do que usar verde e amarelo. É respeitar as instituições, a Constituição e as leis, mas, sobretudo, o povo desse país. É o povo quem deve estar acima de tudo e de todos. Bolsonaro transformou o 7 de setembro em evento eleitoral, mas estamos atentos. Veja 7 mentiras de Bolsonaro que devastaram o país.

O Dia da Independência é de todos os brasileiros. Deveria ser momento de uma celebração do orgulho de ser brasileiro, mas tornou-se a data em que Bolsonaro e seus apoiadores elevam ao máximo seus discursos de ódio e de ataques à democracia.  

Bolsonaro não apenas ameaça, ele mente e destrói. Infelizmente, suas mentiras têm consequências drásticas para o país.

É até complicado listar apenas 7 mentiras de um presidente que mente em média 7 vezes por dia, mas reunimos algumas das mais graves e perversas.

Fique atento. Conheça e compartilhe a verdade.

1 – Bolsonaro está interessado em combater o crime? MENTIRA

Bolsonaro vive dizendo que seu governo combate o crime organizado e é recordista em apreensão de drogas. Não é bem assim. Ao mudar a lei de armamento no país, promovendo inúmeras facilidades para a compra de armas e munições, o presidente armou o PCC e outras organizações criminosas. Quanto às apreensões recorde de drogas, o governo manipulou os dados: fez propaganda de uma apreensão recorde em 2020 (2,6 mil toneladas), mas o total é mais de 40% menor do que o apreendido em 2013 (5,4 mil toneladas). Também são amplamente conhecidas ligações de toda a família Bolsonaro com a milícia no Rio de Janeiro. De condecorações a empregos em gabinete, passando pela investigação até hoje não esclarecida do assassinato político de Marielle Franco. Se quisesse combater o crime, Bolsonaro não facilitaria a vida do PCC, não daria medalha para assassinos e não se vangloriaria das mortes em suas costas.

7 mentiras de Bolsonaro

2 – Cloroquina cura covid? MENTIRA

Bolsonaro afirmou inúmeras vezes que a Cloroquina curava Covid-19, mas o remédio jamais teve sua eficácia provada pelos cientistas ou foi recomendada pela OMS. Ele continuou defendendo o uso da medicação mesmo depois das críticas da CPI da Covid e do Brasil ter uma das maiores mortalidades do mundo causada pelo coronavírus. A consequência dessa mentira é devastadora. Pelo menos 400 mil dessas mortes estão na conta de Bolsonaro. Ele sabotou pessoalmente a compra de vacinas, estimulou o uso de medicamentos ineficazes, boicotou medidas de proteção a idosos e fez piada com quem estava morrendo. Jamais esqueceremos.

7 mentiras de Bolsonaro

3 – Não tem corrupção no governo Bolsonaro? MENTIRA

Quanto à corrupção no governo Bolsonaro, a lista é grande: o escândalo do orçamento secreto (uso de bilhões do orçamento federal, por deputados e senadores, sem nenhuma transparência), sigilo de 100 anos (Bolsonaro usa o expediente para evitar investigações contra seus filhos e sua gestão), troca do diretor da Polícia Federal (e de uma dezena de delegados e delegadas) para defender seus filhos de serem investigados, compra de 51 de um total de 107 imóveis com dinheiro vivo, além da própria existência da máquina de desinformação do gabinete do ódio, que dispara fake news de dentro do Palácio do Planalto.

7 mentiras de Bolsonaro

4 – Bolsonaro respeita a família e as mulheres? MENTIRA

Bolsonaro vive dizendo que defende a família e as mulheres. Isso é falso. Para começar, a forma como ele tem gritado com jornalistas e as insultado durante seu mandato mostra que o presidente não nutre respeito pelas mulheres. Além disso, ele tirou recursos das principais políticas de combate à violência contra a mulher e vive dizendo que mulheres têm que ganhar menos. Sua ex-mulher, chegou a mudar de país e denunciou agressões do então marido. A atual esposa vive situação igualmente lamentável: foi escalada para mentir em comícios e na TV para tentar “limpar” a barra do marido apresentando uma versão inventada de Bolsonaro.

7 mentiras de Bolsonaro

5 – Bolsonaro não negocia cargos com o Centrão? MENTIRA

Bolsonaro construiu seu discurso de campanha em 2018 centrado na grande mentira de que não iria negociar cargos nem ceder politicamente para o Centrão. Uma vez no governo, passou rapidamente do discurso “não negocio com o Centrão” para a posição descarada “Eu sou o centrão”. Acuado por inúmeros pedidos de impeachment contra si, Bolsonaro correu para o colo desse mesmo Centrão, distribuindo cargos para agradar seu aliado Arthur Lira. O Centrão fatura alto com Bolsonaro, controlando R$ 150 bilhões do orçamento. A destinação de verbas a diversos parlamentares por meio do “orçamento secreto”, que consiste em negociar verba federal em troca de aprovação de PECs e de cargos dentro do governo é apenas uma das facetas deste casamento de Bolsonaro com o que há de pior na fisiologia partidária no país. 

7 mentiras de Bolsonaro

6 – Bolsonaro protege a Amazônia? MENTIRA

Entre 2019 e 2021, no governo de Bolsonaro, a destruição da Amazônia aumentou em 73%. Comparativamente, com Lula, entre 2004 e 2010, o desmatamento diminuiu em 75%. A área desmatada por Bolsonaro corresponde a mais de 42 mil km², o equivalente ao território do estado do Rio de Janeiro. Em 2021, houve um aumento de 21% no desmatamento em relação ao ano anterior. Esses são os dados. Mas as mentiras de Bolsonaro se transformam em ação. Ele colocou como ministro do Meio Ambiente um criminoso ambiental investigado por esquema de exportação ilegal de madeira, Ricardo Salles. Demitiu o diretor do INPE simplesmente por ter dito a coragem de informar que o desmatamento estava aumentando. Em contrapartida, descobriu-se que militares do Exército, que deviam estar protegendo nossas fronteiras e florestas, tinham um esquema de contas faltas para desinformação ambiental no Facebook. Além dos dados, existe o cheiro de fumaça. Bolsonaro incentivou o “Dia do Fogo”, quando fazendeiros queimaram criminosamente diversas áreas de mata em 2021. Agora, em setembro de 2022, a tragédia se amplifica. Nos três primeiros dias do mês, já havia metade do total de focos de incêndio de setembro do ano passado.

7 mentiras de Bolsonaro

7 – Bolsonaro respeita a Constituição? MENTIRA

Os exemplos são muitos mas selecionamos dois momentos de quando Bolsonaro desrespeitou a Carta Magna. Ele violou o artigo 5º do capítulo 1, em que o direito à vida é posto como inviolável, durante a pandemia — ao deixar os brasileiros morrerem por falta de vacina. Também ao negar cumprir decisões do STF, como no caso da decisão sobre Daniel Silveira e, ainda, ao afrontar os membros da corte diretamente (ele já xingou o ministro Alexandre de Moraes de canalha e de vagabundo). As manifestações de Bolsonaro no 7 de setembro passado foram, segundo diversos especialistas, uma sequência de ataques diretos à Constituição Brasileira.

O post Veja 7 mentiras de Bolsonaro apareceu antes no Verdade na Rede.

Posts Recentes

Entre no Zap do Lula

O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…

9 meses atrás

Chamou? Chegou! Só os entregadores ON!

Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…

1 ano atrás

Confira a lista completa de grupos do Time Lula Brasil!

Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…

1 ano atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o Zap do Lula!

Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp

1 ano atrás

Janja te convida para o Time Lula Mulheres!

Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…

1 ano atrás

8M A força e luta da mulher em defesa da democracia segue aqui!

8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…

1 ano atrás