O embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, realizou visita de cortesia ao Instituto Lula nesta segunda-feira (25) e compartilhou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a diretora Clara Ant seu otimismo com as relações entre os dois países. “Vejo todas as condições para que, nos próximos anos, as relações entre Brasil e Israel se intensifiquem e aprimorem em diversas áreas de cooperação. Em um momento de crise global, esta parceria é fundamental”, ressaltou o embaixador.
Foi durante o segundo mandato de Lula que Israel e o Mercosul firmaram um acordo de livre comércio, o primeiro do bloco sulamericano com uma nação de fora do continente. Entre outras áreas, Israel é liderança mundial em software, tecnologia da informação e segurança, ramos que ajudaram o comércio entre os dois países a alcançar os US$ 129 bilhões em 2014, segundo a Missão Econômica de Israel no Brasil.
Lula aproveitou para ressaltar, além do comércio, a importância geopolítica das parcerias entre os países, inclusive nos esforços para alcançar a paz no Oriente Médio de forma consensual entre israelenses e palestinos.
Mansour chefia a representação diplomática de Israel no Brasil desde agosto de 2014, e, nesse período, já visitou sete estados brasileiros nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Mestre pela Escola de Governo da Universidade de Harvad e Doutor pela Universidade de Haifa, Mansour cumpriu missões diplomáticas no Equador, em Portugal e nos Estados Unidos antes de ser indicado para o Brasil.