Ibope: Lula tem a preferência de 30% do eleitorado brasileiro

Compartilhar:

O Ibope divulgou nesta quinta-feira (20) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a preferência de 30% do eleitorado brasileiro para as eleições de 2018. A pesquisa, publicada pelo jornal ‘Estado de São Paulo’, revela que Lula voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. 

Segundo a pesquisa, 30% dos eleitores disseram que votariam nele com certeza e 17% afirmaram que poderiam votar. “Os que votariam com certeza e quem poderia votar em cada nome testado pelo Ibope, Lula chega a 47%; Marina Silva (Rede) tem 33%; José Serra (PSDB), 25%; Joaquim Barbosa, 24%; Geraldo Alckmin e Aécio Neves, 22% cada; Ciro Gomes (PDT), 18%; Jair Bolsonaro (PSC), 17%; e João Doria (PSDB), 16%.” 

Em relação aos três principais nomes do PSDB, a pesquisa revelou que o potencial de voto diminuiu ao longo do último ano e meio. “Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar no senador Aécio Neves (PSDB-MG) despencou de 41% para 22%. O potencial do senador José Serra (PSDB-SP) caiu de 32% para 25%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foi de 29% para 22%. Os três tucanos aparecem na pesquisa com taxas de rejeição superiores à de Lula: 62%, 58% e 54%, respectivamente.”, divulgou o Ibope.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 11 de abril, com 2.002 entrevistas face a face, em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. 

CUT/Vox Populi

Na última terça-feira (18), a pesquisa CUT/Vox Populi revelou que se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula seria eleito em primeiro turno em todos os cenários pesquisados. Segundo a pesquisa, Lula tem de 44% a 45% dos votos válidos contra 32% a 35% da soma dos adversários nos três cenários da pesquisa estimulada.

Se concorrer à presidência da República em 2018, Lula ganhará de Aécio Neves/PSDB (15%), Marina Silva/Rede (11%), Jair Bolsonaro/PP (7%) e Ciro Gomes/PDT (5%). Se o PSDB trocar Aécio por Geraldo Alckmin, Lula ganha também – 35% contra 12%. 17% não declararam em quem vão votar e entraram na coluna de ninguém/branco ou nulo. Outros 10% não souberam ou não quiseram responder.

Segundo a pesquisa, 42% dos entrevistados disseram que Lula foi o melhor presidente do Brasil, 19% não sabem ou não responderam, 12% acham que nenhum foi bom, 9% citaram outros, 2% apontam José Sarney e Dilma Rousseff e 1% Itamar Franco.