16 de outubro de 2013

“Neste dia tão importante quero me dirigir a todos que trabalham e lutam para concretizar um sonho comum: viver o dia em que nenhuma pessoa em nenhum país do mundo viva com fome”, afirma o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no vídeo em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro.

Lula cita que um relatório FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) mostra que a subnutrição diminuiu 13,2% no mundo nos últimos 20 anos. No mesmo período a taxa foi reduzida em 25% na América Latina e em 40% no Brasil, mas aumentou em parte dos países mais pobres do globo.

“Para enfrentar essa situação é indispensável que todos os governos assumam claramente a responsabilidade de realizar programas sociais para combater a miséria”, defende o ex-presidente. “O desenvolvimento econômico só tem sentido se for inclusivo e sustentável. Acabar com a fome é a nossa prioridade número um e deve unir governos e sociedade civil. Um mundo sem fome será um mundo mais justo e solidário”.

Veja o vídeo completo: