05 de outubro de 2018

Depois do debate da Rede Globo da última quinta-feira (05/10), um burburinho começou a tomar as redes sociais. Como somos combatemos fake news e mentiras nas redes, fomos checar o conteúdo desse tuíte: “como eu tô depois desse debate: Hadaddy vai pagar minha faculdade e me isentar dos impostos”.

Não é fake news: Fernando Haddad, o candidato de Lula, fez uma verdadeira revolução na educação do país quando era ministro de Lula. Foi Haddad que criou o Prouni, que ofereceu 2 milhões de bolsas de estudos para quem não pode pagar faculdades privadas.  Ampliou e reestruturou o Fies, que passou a não necessariamente exigir fiador, dando oportunidade a estudantes de baixa renda cursarem universidades pagas. Isso sem contar as 18 novas universidades federais e 173 câmpus universitários federais implementados em todo o país, no interior e nas grandes cidades, pelos governos petistas, além das políticas de cotas sociais e raciais. Haddad e o PT abriram as portas do ensino superior e mudaram sua cara.

No seu próximo governo, Haddad vai fazer muito mais, como lembra o tuíte. Uma das principais propostas do plano de governo de Lula, Haddad e Manu é o Imposto de Renda Justo: para fazer a economia girar, quem ganha até cinco salários mínimos será isento de pagar imposto de renda.

Vale notar que o tuíte também faz um trocadilho entre o nome de Haddad e a palavra daddy em inglês (que significa papai).