Alerta de ação massiva de robôs bolsonaristas no Twitter!

Pesquisador da USP identificou criação massiva de contas que atacam Lula no Twitter e alerta para ação massiva de robôs.

Compartilhar:

ação massiva de robôs

Ligamos o alerta de ação massiva de robôs bolsonaristas no Twitter! O pesquisador da USP Arcelino Bezerra Silva Neto constatou que, do nada, mais de 4 mil contas novas foram criadas no Twitter e interagiram com a hashtag #lulanuncamais. Neto monitora a relação entre a criação de contas e o engajamento em relação ao ex-presidente Lula desde fevereiro de 2020. Ele verificou um aumento acima da média em maio deste ano, quando a criação se mantinha estável e, de repente, mais do que triplicou, ultrapassando 2 mil contas. Em junho, julho e agosto os números voltaram ao patamar constante anterior. Agora, em setembro, houve nova criação massiva de contas, bem maior do que a onda identificada em maio. 

ação massiva de robôs

Utilizando o Botometer (uma ferramenta criada na Universidade de Indiana para identificar contas falsas no Twitter), o pesquisador calculou a probabilidade das contas serem automatizadas e terem sido criadas para promover fake news com objetivos eleitoreiros. A hipótese é válida, já que as interações com a hashtag promoveram a disseminação de informações falsas atacando especificamente Lula. O alerta é importante porque não seria a primeira vez que robôs no Twitter atacam Lula, como revelou o jornalista Ricardo Corrêa ao promover um “teste” que pegou no flagra diversas contas falsas disseminando ódio artificialmente no ambiente digital.

Ou seja, a campanha bolsonarista tenta repetir 2018 e usar robôs para espalhar mentiras e difamar seu adversário direto usando o gabinete do ódio. Lula segue na frente na disputa eleitoral e o desespero de Bolsonaro em perder o foro privilegiado só aumenta. Ele não tem outra estratégia que não seja colocar sua máquina de desinformação e mentiras para funcionar. Mas dessa vez estamos atentos e não deixaremos passar. Nem as mentiras, nem os robôs.

É preciso impedir as ações virtuais criminosas de Bolsonaro

Bolsonaro deu mais de 6.000 declarações falsas desde que se tornou presidente, segundo contagem diária feita pela agência Aos Fatos. Falta menos de um mês para as eleições, não há mais dúvidas de que ele vai apostar todas as suas fichas para criar um ambiente de instabilidade no país usando mentiras para confundir o debate público. Agora, como o pesquisador da USP alertou, ele está colocando alguns milhares de robôs novos para agirem espalhando fake news. Esperamos uma resposta à altura do Twitter. Assim como temos cobrado de todas as demais Big Techs que respeitem o Brasil e façam valer suas políticas para proibir a disseminação de fake news e de comportamentos automatizados. Assine nosso manifesto pela verdade.