É uma vergonha atrás da outra! Nesta segunda (2), a Alemanha anunciou que iria convidar quatro países em desenvolvimento para a cúpula do G7, o Grupo dos Sete, uma organização composta pelo país ao lado das outras maiores economias do mundo: Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Todos os anos, lideranças se reúnem para debater questões importantes do cenário global, como economia, segurança e a pandemia de covid-19, que toma decisões de importância global.
E, pelo terceiro ano seguido, o Brasil foi esnobado. Também pudera: com a política externa que apequenou o país e a política econômica desastrosa que elevou a inflação a um novo recorde e rebaixou o Brasil à 13ª economia mundial, além dos constantes ataques à democracia e seus posicionamentos autoritários, Jair Bolsonaro não teria muito o que apresentar. Um dos responsáveis por esse vexame é Ernesto Araújo.
+ Entre em um de nossos grupos de Whatsapp e torne-se um Agente da Verdade!
Antes uma figura inexpressiva dentro da carreira diplomática, Ernesto virou testa de ferro de Bolsonaro e foi à farra. Atuou para desmontar a imagem internacional do Brasil, desempenhou um papel vergonhoso no combate à pandemia de covid-19 e trouxe para a pasta sua ideologia de extrema-direita e as atitudes servis ao então presidente americano Donald Trump. Com ele, o Itamaraty é hoje visto como “menor” do que em anos anteriores, com atuação fragmentada e preconceituosa (especialmente contra a China), dizem diplomatas e analistas.
O ex-chanceler acha engraçado termos perdido os lugares calcados durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff no cenário internacional: “Se a diplomacia faz de nós um pária internacional, então que sejamos esse pária“, debocha. Mas não se responsabiliza pelo rastro de destruição que deixou na política externa, com o desmonte do Itamaraty e ações que vão de encontro a todos os interesses nacionais.
Para impedir a destruição de tudo o que sonhamos e ousamos transformar em realidade, é muito importante usarmos nossas vozes unidas mais uma vez nas eleições de outubro. O prazo para regularizar ou tirar o título de eleitor acaba nesta semana, no dia 4 de maio! E pode ser feito online, confira o tutorial.
+ Como denunciar mentiras e fake news do bolsonarismo
Desde sua primeira gestão como presidente, Lula sempre interpretou de forma coerente o cenário mundial, e, numa política que prosseguiu até Dilma, o país diversificou de forma relevante suas parcerias econômicas e comerciais. A participação do Brasil superou em muito a média de crescimento mundial, e aumentou seu superávit comercial. Isso graças a uma nova política externa, que priorizou a cooperação Sul-Sul, a integração regional e o fortalecimento do Mercosul, a articulação dos países em desenvolvimento em negociações da OMC e a construção de parcerias estratégicas com os BRICS. Ao lado de Rússia, Índia, China e África do Sul, abriram-se importantes parcerias estratégicas, e o Brasil assumiu novo protagonismo internacional.
Com Lula, o Brasil se tornou um interlocutor ativo nos foros internacionais, e em 2003 participou do primeiro evento das economias desenvolvidas, quando Jacques Chirac convidou o país e outros emergentes para a cúpula em Evian que, naquele momento, era conhecida como G8.
O Brasil fez parte dos eventos de 2005, na Escócia. Em 2006, Angela Merkel uma vez mais convidou o Brasil para a cúpula que ela organizava, algo que se repetiu no ano seguinte no Japão e em 2008 na Itália, lembra o UOL.
Nessas ocasiões, Lula não batia continência para presidente de outro país, como fez Bolsonaro com suas lamentáveis declarações durante as eleições americanas. Lembre essa aula de diplomacia dada pelo ex-presidente em Evian:
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…