13 de setembro de 2018

O fundador do Movimento 5 Estrelas (M5S), Giuseppe Beppe Grillo, publicou, nesta quinta-feira (13/09), em seu blog, um apelo do vencedor do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Maria Pérez Esquivel em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso injustamente há cinco meses na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Para Grillo, o que está acontecendo no Brasil “vai contra qualquer liberdade e princípio democrático”. “Adolfo Maria Pérez Esquivel é um pacifista argentino, vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1980 pelas denúncias contra os abusos da ditadura militar argentina nos anos 1970. Ele encontrou na prisão Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, símbolo de coragem e honestidade, preso sem que tenham sido encontradas provas contra ele”, escreveu.

Grillo, que tem carreira consolidada também como comediante, já havia se manifestado em abril deste ano sobre as arbitrariedades cometidas pela justiça brasileira. Em seu blog, na época, ele afirmou que o Brasil vive um “golpe” e que o juiz Sérgio Moro condenou o presidente Lula para impedir sua participação nas eleições.

“Lula vale a luta, como demonstração de solidariedade a este grandíssimo homem, do olhar bom, de mãos fortes de metalúrgico e com um coração que sempre bateu pelos mais vulneráveis; fortemente amado por seu povo e, por isso, bloqueado pelos lobbies do poder, vítima de uma perseguição política à luz do dia. Que diferença há entre o que ocorreu e um golpe de Estado?”, diz Grillo no texto.

Embora esteja afastado da rotina do M5S, Grillo segue como um dos porta-vozes do partido mais popular da Itália.