23 de março de 2012

Como parte das comemorações por seu aniversário de 60 anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai organizar o Seminário Investindo na África: oportunidades, desafios e instrumentos para cooperação econômica, no dia 3 de maio, no Rio de Janeiro. O evento contará com a presença de dirigentes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), do Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) e da União Africana, que apresentarão o Programa para o Desenvolvimento de Infraestruturas na África – PIDA.

A cooperação para o desenvolvimento africano está entre as missões do Instituto Lula, que tem recebido visitas e convites de ONGs e autoridades do continente africano. Brasil e África vivenciam um momento de progresso e pujança econômicos caracterizados por elevada demanda mundial por commodities, fluxos crescentes de investimento externo e incremento do consumo de massa. Há, contudo, muitos obstáculos a serem superados para se alcançar objetivos comuns. É preciso discutir as oportunidades, os desafios e os instrumentos para uma melhor cooperação econômica entre o Brasil e o continente africano.

Participarão do evento o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel e também o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O seminário acontece no dia 3 de maio, das 9h às 13h, no auditório do BNDES, que fica na avenida República do Chile, nº 100, no Centro do Rio de Janeiro. O evento tem apoio do Governo Federal, BNDES e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.