Bolsonaristas voltam a patrocinar anúncios irregulares no Facebook e Instagram

Bolsonaristas patrocinam conteúdo mentiroso e conspiratório. Até o momento, a praga dos anúncios irregulares nas redes segue impune.

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crime eleitoral

Uma nova engrenagem da máquina de fake news bolsonarista foi revelada pelo Núcleo Jornalismo. Através de anúncios irregulares no Facebook, pois são propaganda eleitoral camufladas, uma página chamada “Tia do Zap” expõe quem vê seus anúncios a diversos conteúdos mentirosos, conspiratórios e pró-Bolsonaro.

Segundo a reportagem, 15 anúncios impulsionados dessa maneira no Facebook e Instagram alcançaram 1 milhão de pessoas. A prática é irregular (e criminosa) porque não segue a legislação eleitoral, ou seja, não é contratada por partidos, federações, coligações, políticos ou seus representantes. Sem esse cadastro, violam as regras do TSE

Anúncios irregulares no Facebook são jogo sujo na política

A página bolsonarista patrocinou 15 anúncios a custo de R$ 100 cada um e, assim, alcançou 1 milhão de pessoas, segundo dados fornecidos pela própria Meta (empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) à reportagem. A propaganda eleitoral irregular do bolsonarismo direciona o usuário para um vídeo, em outro site.

O conteúdo de 3 minutos repete a mentira já desmentida de que o sistema estaria corrompido para “prejudicar” a reeleição de Bolsonaro. Numa verdadeira espiral de mentiras, no vídeo há mais um link para outro site que vende um livro intitulado “Bolsonaro Presidente”. Nada disso foi declarado oficialmente ao TSE.

Fake news segue sendo espalhada por bolsonaristas

As plataformas, apesar das promessas, ainda não barram irregularidades

Nos cadastros do Facebook, a pessoa jurídica responsável pelos anúncios iniciais é uma empresa chamada “Approved Empreendimentos Digitais”, aberta em 2017, na Paraíba. Pela apuração, é a mesma empresa que aparece como autora do tal livro.

Dessa história, podemos concluir que a máquina de desinformação, fake news e mentiras do bolsonarismo continua a todo vapor, usando laranjas para fugir da lei. É lamentável que as promessas das plataformas digitais de se mobilizarem para barrar mentiras e conteúdo enganoso ainda não estejam funcionando como a democracia precisa.

Também é pena que a Meta, especialmente no Facebook (a rede mais usada pelos brasileiros para se informar sobre política) ainda não tenha uma moderação eficiente de sua Política de Anúncios. Anúncios com irregularidades já furaram a barreria Facebook antes.

A pouco mais de um mês das eleições, aumenta a pressão sobre o TSE e as plataformas. Para os usuários comprometidos com a verdade, aumenta a tarefa de se mobilizar e desmentir, dialogar e barrar a desinformação em seus círculos pessoais e também nos lugares em que frequentam. Vamos juntos barrar a mentira, denunciar as fakes e reconstruir o Brasil.

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