Bolsonaro congelou seu salário e aposentadoria. Lula vai trazer o aumento de volta!

Durante os governos do ex-presidente Lula e do PT, entre 2002 e 2016, o salário mínimo teve aumento real (acima da inflação) de 76%. 

Compartilhar:

Enquanto na televisão e na internet o presidente Jair Bolsonaro mente sobre o salário mínimo para se reeleger, seu ministro da economia e braço direito, Paulo Guedes, revelou que está em seus planos acabar com a correção do salário mínimo e da aposentadoria segundo a inflação. Se bolsonaro congelou seu salário e sua aposentadoria, é Lula quem vai trazer o aumento de volta. Lula é o único presidente que deu aumento real de 77% ao salário mínimo.

Há um ditado que diz que ações falam mais alto do que palavras. Isso vale especialmente em tempos de campanha eleitoral, quando Jair Bolsonaro mente descaradamente sobre a economia e os planos para o salário mínimo. Na prática, o salário mínimo não tem aumento há quatro anos por decisão de Jair Bolsonaro.

Nos quatro anos de governo de Jair Bolsonaro não houve sequer um real de aumento do salário mínimo acima da inflação. E, se for eleito, nem isso ele garante mais.

Lula vai trazer de volta o aumento do salário mínimo, com reajustes acima da inflação para aumentar o poder de compra das famílias. Salário Forte é Lula 13!

Assim como vai acabar com a mamata do Orçamento Secreto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já fez e vai fazer melhor: gerar empregos e aumentar o poder de compra das pessoas. É com inclusão do povo no Orçamento que se constrói um país soberano e realmente democrático.

 “O salário mínimo não aumenta, prejudicando as pessoas que recebem pensão e aposentadoria e que estão há cinco anos sem receber o reajuste”, criticou Lula. “Vamos aumentar o salário mínimo todo ano. Vai ter gente que nem vai precisar mais do auxílio. O que todo mundo quer é salário digno. Isso vai continuar, cara, não há como mexer. Não tem como usurpar esse direito do povo.”

Se Bolsonaro congelou o seu salário e a sua aposentadoria, Lula vai trazer os aumentos de poder de compra de volta! Durante os governos do ex-presidente Lula e do PT, entre 2002 e 2016, o salário mínimo teve aumento real (acima da inflação) de 76%. Só nos dois mandatos de Lula, o aumento real foi de 54%, segundo o IPCA -em valores nominais da época, o valor passou de R$ 200 em 2002 para R$ 510 em 2010.

“Foi no meu período de governo que o aumento do salário mínimo foi de 70%. O que nós fazíamos? Dávamos a inflação, que era a correção, e depois o aumento real, que era a média de crescimento do PIB nos últimos dois anos. No nosso governo, o salário mínimo teve aumento real. É uma irresponsabilidade do Guedes falar uma coisa dessas. Eles acham que aposentados e pensionistas são um peso, um fardo nas costas do país. E não é verdade. O que a gente paga a eles, eles já pagaram ao país com 40, 50 anos trabalhados. […] “Não basta o PIB crescer e não ser distribuído. Às vezes, a gente vê no jornal que cresceu, mas cresceu para quem? É só para os ricos! Vamos garantir aos mais pobres, aos aposentados e pensionistas, aos beneficiários da BPC, ele têm direito a um aumento real. Na medida em que a economia cresce, o salário mínimo vai crescer também.” — Lula