Ao contrário do que alegou ao ser confrontado, no Debate da Globo, Bolsonaro impôs ao menos 65 decretos de sigilo de 100 anos para evitar que sua família e amigos de serem investigados por situações suspeitas. Também ao contrário do que alega, a maioria dos decretos de sigilo impostos por Bolsonaro não se referem à pessoa física dele, mas, sim às suas atividades como Presidente da República. E, portanto, de interesse do todos os cidadãos.
A Lei de Acesso à Informação (LAI) foi sancionada pela presidenta Dilma em 2012, visando facilitar o acesso a dados sobre ações do governo, seus órgãos e funcionários. A LAI prevê que apenas informações que dizem respeito à intimidade de uma pessoa podem ter sigilo por mais de 25 anos até, no máximo, 100 anos. Em busca de impunidade, Bolsonaro deturpou este conceito e passou a impor o sigilo de 100 anos para diversas denúncias de crimes, corrroborado pela CGU (órgão que deveria impor limites à presidência mas não o faz, por ser comandado por um apoiador de Bolsonaro).
Alguns dos decretos impostos por Bolsonaro às suas ações, às de seus filhos e ministros visam unicamente esconder atos de corrupção. Mas há ainda decretos sobre processos diplomáticos, como o caso da prisão do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho no Paraguai e o do médico preso por assédio no Egito. Há também o processo que Bolsonaro tentou impor ao Caso Genivaldo, sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos, asfixiado propositalmente em porta-malas do carro da PRF (órgão super protegido por Bolsonaro). Este caso repercutiu tão mal que a própria PRF retirou o sigilo.
No debate da Rede Globo na quinta-feira (29), o ex-presidente Lula repetiu o que vem dizendo ao longo de sua campanha: se eleito, irá propor um decreto para derrubar todos os sigilos colocados por Bolsonaro em informações de interesse público e que têm a ver com sua gestão e com as de seus aliados. O povo brasileiro não pode mais esperar para saber o que Bolsonaro tem a esconder e porque protege tudo que diz respeito a seus filhos que, sendo os três mais velhos parlamentares, devem à população explicações sobre todas suas atividades com dinheiro público e com a máquina pública.
Listamos 10 graves sigilos impostos por Bolsonaro que poderiam impactar as eleições desse ano de forma desfavorável ao atual presidente, bem como incriminá-lo por corrupção.
Lula pode revogar os sigilos de Bolsonaro de diferentes maneiras. Seja porque a própria Constituição permite a revogação, seja através de aprovação do Congresso, alterando decreto da própria LAI ou baixando uma medida provisória. De qualquer forma, a população brasileira exige respeito e transparência.
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…