O que Lula disse na Globo: os melhores momentos do debate

Mais uma vez Lula mostrou que é a melhor opção para governar o país.

Compartilhar:

Na reta final da campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nessa quinta-feira (29) do último debate entre presidenciáveis antes do primeiro turno da Eleição 2022. No debate da TV Globo, Lula falou sobre as propostas para reconstruir o Brasil da Esperança e mostrou que é o mais preparado para governar o país. Saiba o que Lula disse no debate da Globo:

Governos Lula

“Ciro poderia começar essa pergunta de outra forma. Perguntando como os mais pobres tiveram 80% de aumento na renda, enquanto os ricos tiveram 20%. Como aumentamos o salário mínimo em 87%. As pessoas puderam comprar TV nova, geladeira nova. O povo podia comer picanha, viajar de avião. A verdade é que pude fazer a maior política de inclusão do país”.

Corrupção

“Ele fala que eu montei quadrilha,  com a quadrilha da rachadinha que ele decretou sigilo de 100 anos? Com a rachadinha da família, do Ministério da Educação com barra de ouro? Ele precisava se olhar no espelho e saber o que está acontecendo no governo dele. Saber o que foi a quadrilha da vacina, o que foi o oferecimento de 1 dólar por cada vacina importada”.

Sigilo de 100 anos

“No dia 2 de outubro o povo vai te mandar pra casa. Eu vou fazer um decreto acabando com os sigilos de100 anos para saber o que ele tanto quer esconder“.

Celso Daniel

“Celso Daniel era meu amigo. Era o melhor gestor público que esse país teve. O TSE acaba de tirar do ar as mentiras de sua família que estavam nas redes sobre o Celso Daniel. A Justiça decidiu que era um crime comum. Seja responsável. Para de mentir, porque o povo não suporta mais”.

Transparência e combate à corrupção

“Criamos o Portal da Transparência, para que acompanhassem as contas do governo em tempo real. Depois criamos a CGU, a lei do acesso à informação. Graças ao que fizemos no combate a corrupção, os casos foram descobertos e as pessoas foram punidas. Em um processo de combate à corrupção você poderia prender os presos e liberar as empresas para funcionar. No Brasil se fechou 4 milhões de postos de trabalho. O Estado deixou de receber R$ 270 bilhões”.

Cotas raciais

A lei de cotas é o pagamento de uma dívida que o Brasil tem de 350 anos de escravidão. Ela permite que a gente recupere a possibilidade de enfrentar o racismo, o preconceito, a marginalização e dar ao povo periférico a possibilidade de estudar. Você não sabe o orgulho que tenho de ver filhos de domésticas, de lixeiros, fazendo engenharia, medicina, diplomacia. Ver as pessoas ganhando cidadania”.

Inclusão social

“Você está diante de uma pessoa que é o presidente que mais teve preocupação com inclusão social nesse país. E é por isso que eu vou voltar. Eu vou voltar porque o povo brasileiro quer que eu volte. O povo está com saudade de ter emprego, aumento de salário, de mais saúde, de ter a Farmácia Popular, de ter o Brasil Sorridente e o Samu funcionando melhor”.

Cuidar do povo

“Eu não sou boquirroto. Eu gosto de cuidar do povo, não gosto de governar o povo. Eu quero que as crianças possam comer, tomar café, almoçar, jantar, ir pra escola vestida decentemente. Que a empregada doméstica tenha férias, horário de almoço, que não seja tratada como cidadã de segunda categoria. É esse Brasil que eu aprendi a construir que você nunca construíram. É esse país que um operário deu ao povo brasileiro o que a elite nunca conseguiu dar”.

Meio ambiente

“Desde a COP15 o Brasil, no nosso governo, se transformou no Brasil que mais controlou o desmatamento. Reduzimos em praticamente 80% e ainda assumimos a responsabilidade de evitar a emissão de gás carbônico”.

Agronegócio

“Vamos proibir qualquer garimpo ilegal. Não é necessário nenhum cidadão do agronegócio invadir a Amazônia ou o Pantanal. Quando eu era presidente, as pessoas queriam plantar cana no Pantanal, eu não deixei. Nós temos 30 milhões de terra degradada, de pasto degradado, que você pode utilizar para plantar o que quiser sem precisar derrubar uma árvore e fazer uma agricultura de baixo carbono, que é o que o Brasil precisa”.

Lula é inocente

“Eu tive 26 denuncias mentirosas por uma pessoa que depois veio ser ministro do governo. Fui absolvido em 26 processos, pela Suprema Corte e pela ONU. Então, quando quiser falar de corrupção olhe para outro e não para mim”.

Cultura

“Tenho feito reuniões em todas as capitais com o povo da cultura para discutir como vamos transformar a cultura brasileira em uma coisa que tenha rentabilidade e geração de emprego. Além de recuperar o Ministério da Cultura, vou criar comitês de cultura em cada capital”.

Lula é cristão

Eu sou cristão, casado na igreja, batizado, crismado e frequentador de igreja. O povo quer escolher um presidente, alguém que cuide dele, alguém que não minta pra ele. É isso que o povo quer escolher e não uma figura que ninguém sabe quem é”.

Petrobras

“Nós fizemos muita coisa. Investimos muito e moralizamos muita coisa nesse país, sobretudo a Petrobras. Nós capitalizamos a Petrobras em 70 bilhões de dólares. A Petrobras não achou o pré-sal porque deu sorte não, é porque houve investimento em pesquisa”.

Investimento

“Em 2002 peguei o país com 12% de inflação, 12% de desemprego, com dívida do FMI, com a dívida pública de 60,5%. Reduzimos a dívida pública para 37,7%, reduzimos a inflação para 4,5%, reduzimos o desemprego, geramos 22 milhões de empregos e começamos a fazer uma reserva. Fizemos o PAC, o maior programa de investimento de infraestrutura do país. Foram 13,5 milhões obras entregues, e 4 milhões já em andamento”.

Considerações finais

“Eu quero cumprimentar a Globo pela realização desse debate. Quero cumprimentar os telespectadores que estão ouvindo, ainda tem muita gente acordada. Aqui tem três, quatro tipos de propostas diferentes. Tem aquele que tem uma vida provada neste país e que tem resultados, as pessoas sabem o que aconteceu nesse país. Tem aqueles que fazem as promessas e tem aquele que está governando.

Portanto, o povo tem muita facilidade para escolher e saber o que ele quer. Ele pode escolher alguém que soube resolver a situação do Brasil. Eu sempre falo que o problema não é governar, é cuidar do povo, gerar emprego, aumentar salário, aumentar a massa salarial, melhorar a saúde, a educação, fazer universidade.

Eu tenho orgulho , tenho orgulho do Fies, do Prouni, do Reuni, das 442 escolas técnicas que nós fizemos. Tenho orgulho do Brasil sem Fronteiras que mandou 100 mil jovens para estudar lá fora, para se formar e se preparar para o Brasil ser mais competitivo. Tenho orgulho de ter virado protagonista internacional, quando o Brasil era respeitado no mundo inteiro. Tenho orgulho que o meu governo foi o único convidado para todas as reuniões do G8 e do G20. Tenho orgulho em ter sido escolhido o melhor presidente da história do Brasil. E vocês sabem o que nós somos capaz de fazer”.