Combata Fake News

Bolsonaro tenta inverter a história mas não tem jeito: ele é o maior mentiroso do país

A menos de uma semana do segundo turno das eleições presidenciais, Bolsonaro segue atrás nas pesquisas e a farsa de sua gestão econômica vai caindo por terra. Desesperado, ele agora tenta inverter a história atribuindo à campanha de Lula justamente o que o bolsonarismo é especialista em fazer: MENTIR! Bolsonaro é o maior mentiroso do país e os números provam.

Desde que se tornou presidente, ele já mentiu 6.460 (conforme contabilizou a agência Aos Fatos). No domingo (23), em uma live, lá estava Bolsonaro repetindo suas lorotas e em dado momento ele “desafiou” Lula a dizer “qual” mentira ele contou. Ora, ora. Foram MUITAS!

Bolsonaro é o maior mentiroso do país e quem atesta é a justiça eleitoral brasileira, é a sociedade brasileira, é o jornalismo brasileiro e internacional, são as agências de checagem de notícias. São os fatos.

Ele quer saber “qual” mentira contou? Nós contabilizamos — e desmentimos! — muitas das falsificações que Bolsonaro diz compulsivamente. Por exemplo: em sua última entrevista ao SBT, dia 21, foram pelo menos 17 mentiras. No debate da Band, dia 16 de outubro, foram mais 26 mentiras contabilizadas e desmontadas. No mês de setembro, às vésperas do segundo turno, no Debate da Globo, contamos e desmentimos pelo menos 21 mentiras.

Mentir compulsivamente é tática de Bolsonaro desde muito antes dele ser eleito. Suas mentiras foram, por anos, tratadas como bravatas enquanto ajudaram a dar audiência a programas de entretenimento na televisão. Ao ser tornar presidente, porém, essas mentiras passam a ter efeitos diretos na vida (e morte) de milhões de brasileiros. O país sente, há quatro anos, as consequências deste erro.

Quando o maior mentiroso do país é o presidente, quem sofre é o povo

O negacionismo durante a pandemia da covid e as mentiras que contou repetidamente, como ao propagar medicamentos inúteis contra a doença, foram determinantes para a morte de 400 mil pessoas, que poderiam estar aqui se o presidente não fosse o maior mentiroso do país.

O castelo de cartas das mentiras de Bolsonaro só continua em pé porque é sustentado por uma estrutura robusta e financiada ilegalmente. Mentir para desinformar a população e para radicalizar apoiadores é método da extrema-direita mundial. O gabinete do ódio bolsonarista é inspirado em Steve Bannon e Donald Trump, que instruíram pessoalmente o maior mentiroso do país e seus filhos.

Abaixo, listamos algumas das mentiras de Bolsonaro que trouxeram consequências mais trágicas para os brasileiros.

  1. Bolsonaro está interessado em combater o crime? MENTIRA. O presidente armou o PCC e outras organizações criminosas. Quanto às apreensões recorde de drogas, o governo manipulou os dados: fez propaganda de uma apreensão recorde em 2020 (2,6 mil toneladas), mas o total é mais de 40% menor do que o apreendido em 2013 (5,4 mil toneladas). Também são amplamente conhecidas ligações de toda a família Bolsonaro com a milícia no Rio de Janeiro. Se quisesse combater o crime, Bolsonaro não facilitaria a vida do PCC, não daria medalha para assassinos e não se vangloriaria das mortes em suas costas.
  2. Cloroquina cura covid? MENTIRA. Bolsonaro afirmou inúmeras vezes que a Cloroquina curava Covid-19, mas o remédio jamais teve sua eficácia provada pelos cientistas ou foi recomendada pela OMS. A consequência dessa mentira é devastadora. Pelo menos 400 mil dessas mortes estão na conta de Bolsonaro. Ele sabotou pessoalmente a compra de vacinas, estimulou o uso de medicamentos ineficazes, boicotou medidas de proteção a idosos e fez piada com quem estava morrendo.
  3. Não tem corrupção no governo Bolsonaro? MENTIRA. A lista é grande: o escândalo do orçamento secreto (uso de bilhões do orçamento federal, por deputados e senadores, sem nenhuma transparência), sigilo de 100 anos (Bolsonaro usa o expediente para evitar investigações contra seus filhos e sua gestão), troca do diretor da Polícia Federal (e de uma dezena de delegados e delegadas), compra de 51 de um total de 107 imóveis com dinheiro vivo, além da própria existência da máquina de desinformação do gabinete do ódio.
  4. Bolsonaro respeita a família e as mulheres? MENTIRA. Ele tirou recursos das principais políticas de combate à violência contra a mulher e vive dizendo que mulheres têm que ganhar menos. Sua ex-mulher, chegou a mudar de país e denunciou agressões do então marido. A atual esposa vive situação igualmente lamentável: foi escalada para mentir em comícios e na TV para tentar “limpar” a barra do marido apresentando uma versão inventada de Bolsonaro.
  5. Bolsonaro não negocia cargos com o Centrão? MENTIRA. Acuado por inúmeros pedidos de impeachment contra si, Bolsonaro correu para o colo do Centrão, distribuindo cargos para agradar seu aliado Arthur Lira. O Centrão fatura alto com Bolsonaro, controlando R$ 150 bilhões do “orçamento secreto”, que consiste em negociar verba federal em troca de aprovação de PECs e de cargos dentro do governo é apenas uma das facetas deste casamento de Bolsonaro com o que há de pior na fisiologia partidária no país.
  6. Bolsonaro protege a Amazônia? MENTIRA. De 2019 a 2021, no governo de Bolsonaro, a destruição da Amazônia aumentou em 73%. Comparativamente, com Lula, entre 2004 e 2010, o desmatamento diminuiu em 75%. Além disso Bolsonaro incentivou o “Dia do Fogo”, quando fazendeiros queimaram criminosamente diversas áreas de mata em 2021. Agora, em setembro de 2022, a tragédia se amplifica. Nos três primeiros dias do mês, já havia metade do total de focos de incêndio de setembro do ano passado.
  7. Bolsonaro respeita a Constituição? MENTIRA. Ele violou o artigo 5º do capítulo 1, em que o direito à vida é posto como inviolável, durante a pandemia — ao deixar os brasileiros morrerem por falta de vacina. Também ao negar cumprir decisões do STF, como no caso da decisão sobre Daniel Silveira e, ainda, ao afrontar os membros da corte diretamente (ele já xingou o ministro Alexandre de Moraes de canalha e de vagabundo). As manifestações de Bolsonaro no 7 de setembro passado foram, segundo diversos especialistas, uma sequência de ataques diretos à Constituição Brasileira.

Acuado, Bolsonaro tenta inverter a história acusando a campanha de Lula de censura e fake news.

Por fim, é falsa também a acusação de que a campanha de Lula estaria censurando a Jovem Pan ou a Brasil Paralelo. Essa é outra tentativa — gravíssima — de inverter a história para fugir de responsabilidades.

O que ocorre de verdade é muito diferente do que a narrativa da emissora e do site bolsonaristas. Ambos alegam estarem sob censura e perseguição a ponto de simularem ter recebido medidas NÃO EXISTENTES do TSE. Isso configura, além de mentira, crime.

Eles estão desesperados e seguem tentando atribuir ao ex-presidente a desonestidade de Bolsonaro. Não conseguirão. A verdade vencerá e no dia 30 os brasileiros vão escolher Lula para reconstruir o país e acabar com o império de mentiras do gabinete do ódio.

Posts Recentes

Entre no Zap do Lula

O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…

1 ano atrás

Chamou? Chegou! Só os entregadores ON!

Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…

2 anos atrás

Confira a lista completa de grupos do Time Lula Brasil!

Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…

2 anos atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o Zap do Lula!

Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp

2 anos atrás

Janja te convida para o Time Lula Mulheres!

Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…

2 anos atrás

8M A força e luta da mulher em defesa da democracia segue aqui!

8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…

2 anos atrás