A menos de uma semana do segundo turno das eleições presidenciais, Bolsonaro segue atrás nas pesquisas e a farsa de sua gestão econômica vai caindo por terra. Desesperado, ele agora tenta inverter a história atribuindo à campanha de Lula justamente o que o bolsonarismo é especialista em fazer: MENTIR! Bolsonaro é o maior mentiroso do país e os números provam.
Desde que se tornou presidente, ele já mentiu 6.460 (conforme contabilizou a agência Aos Fatos). No domingo (23), em uma live, lá estava Bolsonaro repetindo suas lorotas e em dado momento ele “desafiou” Lula a dizer “qual” mentira ele contou. Ora, ora. Foram MUITAS!
Bolsonaro é o maior mentiroso do país e quem atesta é a justiça eleitoral brasileira, é a sociedade brasileira, é o jornalismo brasileiro e internacional, são as agências de checagem de notícias. São os fatos.
Ele quer saber “qual” mentira contou? Nós contabilizamos — e desmentimos! — muitas das falsificações que Bolsonaro diz compulsivamente. Por exemplo: em sua última entrevista ao SBT, dia 21, foram pelo menos 17 mentiras. No debate da Band, dia 16 de outubro, foram mais 26 mentiras contabilizadas e desmontadas. No mês de setembro, às vésperas do segundo turno, no Debate da Globo, contamos e desmentimos pelo menos 21 mentiras.
Mentir compulsivamente é tática de Bolsonaro desde muito antes dele ser eleito. Suas mentiras foram, por anos, tratadas como bravatas enquanto ajudaram a dar audiência a programas de entretenimento na televisão. Ao ser tornar presidente, porém, essas mentiras passam a ter efeitos diretos na vida (e morte) de milhões de brasileiros. O país sente, há quatro anos, as consequências deste erro.
O negacionismo durante a pandemia da covid e as mentiras que contou repetidamente, como ao propagar medicamentos inúteis contra a doença, foram determinantes para a morte de 400 mil pessoas, que poderiam estar aqui se o presidente não fosse o maior mentiroso do país.
O castelo de cartas das mentiras de Bolsonaro só continua em pé porque é sustentado por uma estrutura robusta e financiada ilegalmente. Mentir para desinformar a população e para radicalizar apoiadores é método da extrema-direita mundial. O gabinete do ódio bolsonarista é inspirado em Steve Bannon e Donald Trump, que instruíram pessoalmente o maior mentiroso do país e seus filhos.
Abaixo, listamos algumas das mentiras de Bolsonaro que trouxeram consequências mais trágicas para os brasileiros.
Por fim, é falsa também a acusação de que a campanha de Lula estaria censurando a Jovem Pan ou a Brasil Paralelo. Essa é outra tentativa — gravíssima — de inverter a história para fugir de responsabilidades.
O que ocorre de verdade é muito diferente do que a narrativa da emissora e do site bolsonaristas. Ambos alegam estarem sob censura e perseguição a ponto de simularem ter recebido medidas NÃO EXISTENTES do TSE. Isso configura, além de mentira, crime.
Eles estão desesperados e seguem tentando atribuir ao ex-presidente a desonestidade de Bolsonaro. Não conseguirão. A verdade vencerá e no dia 30 os brasileiros vão escolher Lula para reconstruir o país e acabar com o império de mentiras do gabinete do ódio.
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…