Categorias: Notícias

Brasil perderá soberania com venda da Eletrobras

Como já era esperado, mas muito indesejado por todos que se preocupam com a soberania e a segurança energética do Brasil, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu sinal verde para a venda da Eletrobras, estatal responsável por um terço da geração de energia elétrica do país e por mais de 40% dos ativos de transmissão. A transferência da empresa para a iniciativa privada deve resultar em aumento de tarifas, perda da qualidade dos serviços e redução de investimentos no setor.

Com a decisão, o governo Bolsonaro, que não mede esforços para dilapidar o patrimônio público, deve acelerar os trâmites para vender a chamada holding das holdings antes do início do processo eleitoral. A expectativa, segundo veículos de imprensa, é de que a operação seja realizada em junho.

A iminência da venda de uma das principais estatais brasileiras causa indignação em entidades e pessoas preocupadas com o futuro do Brasil. A Eletrobras é fundamental para a soberania do país. Sem ela não existiria programas como o Luz para Todos, executado nos governos petistas e que levou energia elétrica a um universo de 3,4 milhões de famílias que viviam na escuridão, com investimentos da ordem de R$ 40 bilhões.

60 motivos para não privatizar

Reportagem no site da Central Única dos Trabalhadores (CUT) diz que o efeito mais imediato e danoso da transferência do controle da estatal para a iniciativa privada será o aumento da conta de luz, o que prejudica 99,7% da população brasileira. Projeções indicam alta de 16% a 17 nas tarifas em todo o território nacional.

Além da alta de tarifas, a experiência de privatizações do setor elétrico no Brasil mostra que há ainda queda na qualidade do atendimento e sucateamento da estrutura por falta de investimentos. Isso resulta do objetivo principal da iniciativa privada de obter lucros.

A reportagem da CUT lista 60 motivos pelos quais a privatização da Eletrobras não deve ser feita, segundo sindicatos dos trabalhadores do setor e direção da Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL). Entre eles, o fato de a estatal ser a espinha dorsal de um sistema elétrico robusto e ser essencial para a soberania e segurança energética; a importância da empresa para equilibrar disparidades econômicas inter e intrarregionais e para estimular o desenvolvimento regional, levando energia para os locais mais ermos do país, além de a empresa ser peça-chave para operacionalizar as políticas definidas pelo Comitê Nacional de Política Energética (CNPE) e propiciar energia em quantidade e qualidade para a sociedade.

Entreguismo

Em sua conta no instagram, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann denúncia o entreguismo e diz que a ofensiva de Bolsonaro à soberania brasileira às vésperas das eleições é inadmissível. “Não vai melhorar a vida do povo, pelo contrário, a conta de luz vai ficar mais cara e o serviço ruim”.

O senador Jean Paul Prates disse em sua conta do Twitter que, infelizmente, o resultado no TCU foi o previsível, culpa da pressão do Governo Federal para assegurar a privatização. “Foram quatro anos para fazer uma privatização, comprovadamente subvalorizada, desmontando a espinha dorsal da infraestrutura energética brasileira”.

No plenário do Senado, o parlamentar petista pelo Rio Grande do Norte defendeu que o Brasil volte a pensar no povo e “não apenas nos poucos mais ricos, amigos do governo, a turma que faz passeata com lancha, com jet ski”.

De acordo com ele, energia, participação do Estado e estatais serão temas “candentes” nas próximas eleições. Ele falou em “mobilizar o país para desfazer os absurdos que foram perpetrados e os que estão em curso”. Como exemplo, ele citou a venda das refinarias da Petrobras que resultou em combustíveis mais caros, dolarizados, pois reajustados com paridade aos preços internacionais.

Quem não sabe governar, vende

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também tem feito comentários frequentes criticando a venda da Eletrobras e alertando que, se ganhar as eleições, revisará o processo, caso ela seja de fato privatizada neste ano.

“A Eletrobras foi construída ao longo de décadas, com o suor e a inteligência de gerações de brasileiros. Mas o atual governo faz de tudo para entregá-la a toque de caixa e a preço de banana.  O resultado de mais esse crime de lesa-pátria seria a perda da nossa soberania energética”, disse no discurso de lançamento do movimento Vamos Juntos pelo Brasil, no início de maio.

Em postagem nas redes sociais ontem, o ex-presidente voltou a tratar do assunto: “Sem uma Eletrobras pública, o Brasil perde boa parte da sua soberania e segurança energética. As contas de luz devem ficar ainda mais caras. Só quem não sabe governar tenta vender empresas estratégicas, ainda mais correndo para vender em liquidação”.  

Posts Recentes

Entre no Zap do Lula

O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…

1 ano atrás

Chamou? Chegou! Só os entregadores ON!

Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…

2 anos atrás

Confira a lista completa de grupos do Time Lula Brasil!

Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…

2 anos atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o Zap do Lula!

Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp

2 anos atrás

Janja te convida para o Time Lula Mulheres!

Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…

2 anos atrás

8M A força e luta da mulher em defesa da democracia segue aqui!

8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…

2 anos atrás