Compartilhe a nova série de infográficos sobre política externa em 10 anos de governo democrático e popular

Compartilhar:

O Brasil comemora em 2013 uma década de governo democrático e popular. Nesta terça-feira, dia 14 de maio, acontece em Porto Alegre um seminário para debater os avanços e desafios da educação nos últimos 10 anos, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

O Instituto Lula publicou nesta terça três infográficos que resumem um pouco dos sucessos do Brasil na política externa na última década. Convidamos você a conhecer e compartilhar essas ilustrações assinadas pelo infografista Ilustre Bob.

O governo Lula marcou uma mudança de prioridade na política externa brasileira e trabalhou para ampliar as relações entre o Brasil e países de todas as regiões do globo, diminuindo a dependência em relação ao desempenho da Europa e dos Estados Unidos. Esse multilateralismo foi fundamental para que o país pudesse enfrentar a crise internacional com menos sobressaltos.

Clique aqui para ler o balanço de governo e saber mais sobre as iniciativas da educação no governo Lula.

O Brasil encontra seu lugar no mundo
Em 2003, o Brasil terminou o ano como a 15ª maior economia do mundo, não éramos nem a maior economia da América Latina. Em 2010, último ano do governo Lula, alcançamos a sétima posição e neste ano devemos ultrapassar a Grã-Bretanha, ficando em sexto lugar.

Mais parceiros, mais comércio
Durante os últimos 10 anos, o Brasil diversificou seus parceiros comerciais pelo mundo. Sem deixar de reconhecer a importância dos Estados Unidos e da Europa, nosso fluxo comercial aumentou com todas as regiões. Até 2010, praticamente dobramos o comércio com os Estados Unidos e triplicamos o fluxo com a Europa. Mas abrimos novas pontes e vimos o comércio com a Ásia crescer mais de seis vezes e meia e cinco vezes e meia com a América do Sul. Com a África, os números aumentaram quase três vezes e meia e chegamos perto de quadruplicar o comércio com o Oriente Médio. Quanto mais parceiros, mais saudável nosso desempenho comercial.

Política externa agressiva valeu a pena
Com mais parceiros, o valor absoluto do fluxo comercial brasileiro também foi recorde. Um fluxo que era de apenas 122 bilhões em 2003 quase quadruplicou, chegando a 466 bilhões no ano passado. Tudo isso é reflexo de um Brasil mais atuante no cenário internacional. Como o ex-presidente Lula resumiu em vídeo: “A política externa mais agressiva valeu a pena”.

Leia também:
Em vídeo, Lula conta como o multilateralismo na política externa foi importante em seu governo