Crescimento precisa ser dividido com trabalhadores, diz Lula

Compartilhar:

Em entrevista ao vivo à Rádio Vitoriosa 105.5 FM, de Uberlândia (MG), na manhã de hoje (14), o ex-presidente Luiz Inácio Lula defendeu que o aumento das riquezas do país seja repartido com os trabalhadores e que esses tenham acesso a comida, emprego, educação, lazer e cultura, além de viver em paz e com tranquilidade, sem ódio e mentiras.

“Toda vez que você ouve falar sobre crescimento do PIB, crescimento da Bolsa de Valores, você precisa se perguntar se esse crescimento foi repartido com aqueles que trabalham nessas empresas. E, normalmente, o que a gente está percebendo é que não é. O rico continua ficando cada vez mais rico e o pobre continua ficando cada vez mais pobre”.

Contrapondo os dados de que as empresas listadas na Bovespa cresceram 80% no primeiro trimestre deste ano, enquanto a renda dos 5% mais pobres da população caiu 34%, segundo o IBGE, Lula afirmou que está havendo um empobrecimento da sociedade brasileira.

Em resposta sobre a aliança com o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, cuja pré-candidatura será lançada nesta quarta, 15, em ato com presença do ex-presidente, em Uberlândia, Lula falou que, juntos, eles podem fazer o Brasil ficar bem melhor.

“Acho que Kalil tem esse dinamismo, Kalil tem pegada, ele tem disposição. Juntos, vamos fazer esse país ficar melhor, bem melhor, porque o povo precisa comer, trabalhar estudar, ter acesso a lazer, ter acesso a cultura e poder criar sua família em paz e com muita tranquilidade, sem a quantidade de ódio e de mentiras que temos hoje”, disse.

Lula afirmou que a cidade foi escolhida para receber o ato de pré-candidatura por ser uma das mais importantes de Minas Gerais e do país e pelo fato de o Triângulo Mineiro ser polo econômico altamente respeitável. “É muito Importante dar o pontapé inicial em cidade extraordinariamente grande”

O ex-presidente contou que já negativou para a Covid-19, o que permitirá que ele participe do ato de amanhã. Lula falou que usará máscaras quando houver aglomeração porque a pandemia ainda não acabou. O ex-presidente e a esposa Rosangela Silva, a Janja, testaram positivo para a Covid no domingo, 6 de junho.

Outras declarações:

Assista na íntegra: