CUIDADO: Além de atacar institutos, bolsonarismo faz fake com pesquisas sérias

Compartilhar:

pesquisa de intenção de voto

Bolsonaro e os bolsonaristas vivem dizendo que não acreditam em pesquisa de intenção de voto, mas não param de criar fake news com os resultados divulgados, que apontam Lula na frente. E quer saber mais? O partido de Bolsonaro gastou mais de R$ 2,7 milhões com pesquisa privada da empresa Paraná Pesquisas, sem registro no TSE, que apontou empate técnico entre ele e Lula: MENTIRA! Agora circula nas redes bolsonaristas vídeo do Jornal Nacional, já desmentido, que mostra o anúncio da última prévia divulgada pelo IPEC em que os números de Lula e Bolsonaro são trocados nos gráficos e as falas dos apresentadores cortadas para enganar o eleitor. Inclusive, no dia 19 a noite, uma nova pesquisa IPEC será divulgada: esteja atento para não se confundir!

É falso o vídeo que mostra que a pesquisa de intenção de voto do Ipec, do dia 12 de setembro, apontaria Bolsonaro com 46% e Lula com 31% das intenções de voto. A verdade é exatamente o contrário. Parece que estamos repetindo uma notícia que já havíamos dado aqui no Verdade na Rede? Pois é, não estamos repetindo a notícia, mas já havíamos desmentido uma mentira muito parecida no começo do mês de agosto. O recurso utilizado para distorcer a informação verdadeira, inclusive, foi o mesmo: corte e manipulação de vídeo do Jornal Nacional da Rede Globo, com apresentação de William Bonner e Renata Vasconcellos. 

pesquisa de intenção de

Bolsonaro e seus seguidores vivem tentando descredibilizar os institutos que fazem pesquisa de intenção de voto com ataques infundados ou com insinuações de que as pesquisas foram encomendadas com resultados enviesados contra ele. Assim como acusaram, falsamente, que o Jornal teria tratado melhor Lula do que Bolsonaro na entrevista com os presidenciáveis. Então por que divulgam Bolsonaro como estando no lugar de Lula? Por que gastaram mais de R$ 2 milhões do fundo eleitoral em pesquisas privadas? Por que insistem em desacreditar as eleições com invencionices sem respaldo como o “datapovo”? Fica a questão. E a verdade: Lula continua na frente nas pesquisas. 

O post CUIDADO: Além de atacar institutos, bolsonarismo faz fake com pesquisas sérias apareceu primeiro no Verdade na Rede.