De festa de aniversário a telão na praia: veja histórias de quem transmitirá a Super Live Brasil da Esperança na próxima segunda, 26

Ex-empregado doméstico e roteirista premiado que vai transmitir a live na festa de aniversário; assistente social que vai transmitir o evento na praia: saiba as histórias da Super Live de amanhã

Compartilhar:

O historiador Fernando Domingos, paraibano, vai comemorar o seu aniversário de 38 anos nesta segunda-feira (26) de uma jeito diferente. Ao lado da família e de amigos, ele vai acompanhar a transmissão da super live do ato Brasil da Esperança, que consolida a reta final da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rumo à presidência. “Meu coração está cheio de esperança e muito emocionado por estarmos vivendo esse momento histórico. Tenho todos os motivos do mundo para celebrar essa data junto da campanha de Lula”, disse. 

De empregado doméstico a roteirista premiado: conheça a história de Fernando, uma das pessoas que transmitirá a Super Live Brasil da Esperança

Filho de uma lavadeira e um garçom, Fernando trilhou um caminho cheio de lutas, como boa parte dos brasileiros. “Passamos muita dificuldade porque com o salário que tinha, meu pai não conseguia manter a casa com tranquilidade. Então enfrentamos muito perrengue com insegurança alimentar e para manter as contas do cotidiano”.

Fernando começou a trabalhar cedo. Aos 9 anos era empregado doméstico em uma casa de família abastada em João Pessoa. Trabalhava de manhã e ia pra escola municipal à tarde. Conheceu a desigualdade social desde pequeno. “A gente morava numa vila em Manaíra, um bairro de elite em João Pessoa, mas morávamos no final de uma rua que não era valorizada, numa vila. Isso fez com que eu convivesse com a desigualdade, porque eu via as casas, com os carros com qualidade de vida e a gente naquela dificuldade”. Ele cuidava dos cachorros, lavava os carros, limpava os jardins e ajudava na feira. Carregando aqueles alimentos aos quais não tinha acesso, a desigualdade social já o incomodava naquela época.

Mesmo com as dificuldades, Fernando conseguiu concluir o ensino médio e em 2008, ingressou na Universidade Estadual da Paraíba, onde se graduou em História. É aí que entra Lula. “Sem as políticas públicas do PT e de Lula de incentivo ao ensino, à pesquisa e à extensão, que é o tripé da universidade pública, eu não teria permanecido na Universidade”. Fernando foi bolsista de pesquisa na graduação, no mestrado e, agora, no doutorado. Na graduação, ele também conseguiu se manter com o salário de professor do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

Hoje, no segundo ano de doutorado, Fernando reconhece que essas políticas de incentivo possibilitaram que ele construísse sua carreira acadêmica. Esse ano, ele foi premiado com o Kikito, no Festival de Cinema de Gramado, pelo roteiro do filme O Pato. “Eu agradeço ao Lula e às políticas públicas do Ministério da Educação na gestão dele. Sem isso, minha realidade de hoje não seria possível”.

Jacira: assistência social e telão na praia para assistir à Super Live Brasil da Esperança

A praia de Majorlândia, próxima a Canoa Quebrada, no Ceará, também vai estar movimentada nessa segunda-feira. Jacira Guimarães vai transmitir a live em um telão na praia. “Será um movimento da comunidade toda mesmo, com iniciativa dos cidadãos que apoiam Lula, com apoio dos grupos católicos da nossa igreja, apoio da colônia dos pescadores, artesãos, grupos de capoeira, dentre tantos outros”, disse.

Jacira é assistente social, nascida no Rio Grande do Norte, mas moradora do Ceará. Foi na prática do exercício da profissão, na gestão do Lula, que ela pôde atender e testemunhar a mudança na vida das pessoas que realizaram o sonho de ter a casa própria, alimentar seus filhos e trabalhar. “Eu pude ver e praticar a assistência social com eficácia para o povo vulnerável. Pude comprovar in loco quantas famílias tiveram a alegria de saber que seu filho ingressou numa faculdade. Como eu posso descrever a alegria de ver os equipamentos sociais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), cheios de idosos, crianças, adolescentes, sendo bem assistidos”, lembrou. 

A imensa tragédia que os quatros anos de governo Bolsonaro causaram vai ficar para trás, é o desejo de Jacira. Essa eleição pra mim é histórica e atípica porque é a eleição do bem contra o mal, da boa qualidade de vida contra a abominação com a qual é tratada a população brasileira”, disse. 

Por que Lula de novo?

Fernando Domingos

“Votar em Lula de novo no dia 2 é um voto que também diz do nosso desejo e do nosso direito de trabalhar e receber um salário digno. De ter a dignidade de entrar em um supermercado sem se assustar com os preços. De não entrar preocupado se a gente vai conseguir de fato fazer a feira do mês. É direito de todo e qualquer trabalhador receber seu salário e ter uma vida de qualidade. Com o Lula a gente viveu isso e acredito que podemos voltar a viver de fato essa realidade de dignidade. A gente não merece menos que isso. Dia 2 a gente volta em Lula para resgatar o Brasil desse sequestro da nossa democracia”. 

Jacira Guimarães

“Lula pra mim é mais do que esperança, é a concretização do acreditar, do resgatar a esperança na minha vida. E eu falo isso em nome de várias pessoas que vivem na minha região, um bairro humilde, e que enfrentam hoje a total falta de assistência. Lula é hoje uma necessidade para o povo desse país. Ele impactou na minha vida, na minha profissão e na vida das pessoas com as quais eu lido diariamente”.

Brasil da Esperança: superlive marca último grande ato de campanha de Lula

Faça como Fernando e Jacira. Reúna os familiares, amigos, sua comunidade e vamos celebrar a reta final dessa campanha que foi feita com muito amor e verdade. Estabelecimentos, restaurantes e bares de diversos estados já estão se organizando para retransmitir a superlive que começa às 16h com todos os detalhes do evento que vai marcar o país.

O evento será híbrido – ou seja, acontecerá presencialmente em São Paulo, com a presença de artistas, intelectuais e personalidades, e também online – e reunirá movimentos sociais, artistas, influenciadores, partidos políticos e intelectuais em São Paulo e também por meio da transmissão nas redes sociais.

Organize sua galera e participe também. Nos ajude a ampliar a nossa voz por Lula 13! Conte para a gente o que está nos seus planos para a transmissão do último grande ato por Lula 13 pelo número: 11 968313232Entre em contato com a gente por aqui!