É #FAKE que Google fez pesquisa eleitoral e deixará o Brasil se resultado for diferente

Compartilhar:

O Fato ou Fake conferiu mais uma mensagem falsa que está rolando na internet envolvendo pesquisa eleitoral e o primeiro turno que acontece neste domingo (7). Confira a íntegra do G1:

Mensagem e áudio compartilhados nas redes sociais não são verdadeiros. Google não faz pesquisa eleitoral nem é dono da rede NBC.

Um áudio acompanhado da frase “Urgente!!! Pesquisa dos presidenciáveis, realizada pela empresa Google do Brasil” viralizou nas redes sociais. O autor do texto diz que viu uma entrevista de um representante da Google no Brasil em que ele afirmava que o resultado das eleições 2018 para presidente da República será de 58% para o eleito no primeiro turno e 14% para o segundo colocado. O áudio e a mensagem são #FAKE.

O autor do áudio diz ainda que a Google é uma empresa confiável e que o representante disse até que abre mão da operação no Brasil se os percentuais estiverem errados. Além disso, ele afirma que a NBC é do Google. “Resumindo, a rede NBC é do Google, então vai ser o fim da Globo e NBC toma conta da televisão no Brasil. Olhe o que eu estou falando. Não tem segundo turno”, afirma em trecho.

Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Google diz que tanto o conteúdo descrito no áudio como a mensagem que acompanha não são verdadeiros. “Tal entrevista não existiu e a Google não é dona de emissora de TV”. Além disso, “a Google não faz pesquisas eleitorais. O posicionamento da empresa é apolítico e apartidário”.

Veja o conteúdo do áudio fake:

“Gurizada, fique tranquilo. Não tem segundo turno, gurizada. É no primeiro turno. Agora tava vendo uma entrevista do representante da Google no Brasil e ele falou que a diferença é de 58 a 14 na pesquisa do Google. Aí o cara perguntou se essa pesquisa era confiável e disse: “Olha, confiável não é porque sempre tem uma pequena margem de erro, mas se ela não retratar parecido com o que eu estou expondo a Google com certeza abre mão de operar no Brasil. Porque a Google é uma empresa confiável e aí o cara falou: “Abre mão de operar no Brasil?”. “Abro mão de operar no Brasil”. Agora, se a Google estiver correta, vocês vão ver o tipo de investimento que nós faremos no Brasil. Vai ser surpreendente. Resumindo, a rede NBC é da Google, então vai ser o fim da Globo e NBC toma conta da televisão no Brasil. Olhe o que eu estou falando. Não tem segundo turno. Não esquenta a cabeça, mas vamos continuar agarrado. Porque eleição se ganha até o último minuto né, até o último minuto. Mas vai ser no primeiro turno gurizada. Eu tenho certeza, eu tenho certeza absoluta. A diferença é muito maior e a história deles, entendeu? A Globo tá forçando o segundo turno e não vai levar”.