28 de junho de 2013

Líderes africanos e internacionais, assim como os principais interessados do setor de segurança alimentar, se reunirão na sede da União Africana em Adis Abeba de 29 de junho a 1 de julho, com a finalidade de estabelecer uma Renovação de parceria para acabar com a fome na África.

O Encontro de alto nível rumo ao renascimento da África: Renovação de parceria para uma abordagem abrangente para acabar com a fome na África foi agendado por uma iniciativa conjunta da União Africana, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Instituto Lula do Brasil. O encontro firmará um conjunto de princípios, políticas e estratégias para resolver o problema da fome até 2025, com base nos Planos nacionais e regionais de investimento em segurança alimentar e agrícola do CAADP (Comprehensive Africa Agriculture development Programme).

O QUÊ: Encontro de alto nível para atingir fome zero na África: “Rumo ao renascimento da África: renovação de parceria para uma abordagem unificada para acabar com a fome na África até 2025, com base na estrutura do CAADP”.

QUANDO: 29 e 30 de junho – 1 de julho de 2013.  O encontro se dividirá da seguinte forma:

29 de junho: sessão de diálogo entre vários interessados, início às 9h

30 de junho – sessão ministerial de alto nível. Início às 9h

1 de julho – reunião dos chefes de Estado e governos, início às 8h

ONDE: Comissão da União Africana, Adis Abeba, Etiópia

QUEM:O encontro foi organizado pela União Africana (AU), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Agência NEPAD com o apoio do Instituto Lula e do governo da Etiópia.

Os principais palestrantes serão o presidente da União Africana e Primeiro-Ministro da Etiópia, Sr. Hailemariam Desalegn;  o presidente da Comissão da União Africana, Dr Nkosazana Dlamini Zuma; Subsecretário geral da ONU e Secretário executivo da Comissão Econômica para a África (ECA), Carlos Lopes; Diretor geral da FAO, José Graziano da Silva; e Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil e Presidente do Instituto Lula.

Participarão do encontro chefes de Estado e governo africanos, e ministros da agricultura dos Estados-Membros da União Africana, além de representantes de organizações internacionais, outros parceiros e organizações do setor privado e do setor civil interessados em acabar com a fome na África.

POR QUÊ: O principal objetivo da parceria é fomentar um alto nível de resolução política, liderança e compromisso entre líderes africanos e internacionais sobre políticas e programas decisivos para eliminar a fome.

O encontro também discutirá formas de apoiar países africanos, seus governos e a sociedade civil organizada para incorporar experiências bem-sucedidas de outros países.

Resultados esperados 

Uma declaração expressando os compromissos políticos para promover e unificar esforços africanos e internacionais para erradicar a fome; para obter intercâmbios em desenvolvimento tecnológico; para aprimorar a resistência/flexibilidade de comunidades rurais e criar e recriar meios rurais de subsistências; e para garantir a segurança alimentar das populações urbanas.

Os jornalistas estão convidados a participar de todas as sessões abertas do encontro. Todas as sessões do encontro nos três dias estarão abertas à mídia.

Observe que a coletiva de imprensa do encontro de alto nível ocorrerá dia 1 de julho, imediatamente após a cerimônia de abertura. A coletiva também será transmitida ao vivo em http://summits.au.int/en/livestream.

Twitter: #EndHungerAfrica

Links úteis:

http://www.fao.org/about/meetings/international-events/en/
http://pages.au.int/endhunger
http://www.institutolula.org/eng/

Destaques do programa

29 de junho de 2013 Sessão de diálogo entre vários interessados

9:30 – 10:00  SESSÃO DE ABERTURA
Discursos de boas-vindas
•          Sr. Stephen Muchiri – Representante da organização Pan African Farmers
•          Sr. Celso Marcondes  – Coordenador executivo da iniciativa África – IL
•          Sua Excelência José Graziano da Silva – Diretor Geral da FAO
•          Sua Excelência Tumusiime Rhoda Peace – Comissário da Comissão Africana de Agricultura e Economia Rural

30 de junho de 2013 Encontro de alto nível

9:00 – 10:00 SESSÃO DE ABERTURA
Discursos de abertura
Declarações de abertura:
•          Sua Excelência José Graziano da Silva – Diretor Geral da FAO
•          Sua Excelência Tumusiime Rhoda Peace – Comissário da Comissão Africana de Agricultura e Economia Rural
•          Sua Excelência AtoTeferaDerebew – Ministro da Agricultura da República Democrática Federal da Etiópia
10:00 -10:30
Palestra inaugural:
Acabando com a África por meio de uma abordagem unificada, Luiz Inácio Lula da Silva, Instituto Lula

1 de julho de 2013 Encontro de Alto Nível

10:00 -10:30 Coletiva de imprensa
14:00 – 15:00 Mesa redonda com parceiros de desenvolvimento: Parcerias para acabar com a fome na África
15:00 – 16:00  Mesa redonda com chefes de Estado: Compromisso para acabar com a fome na África
16:00 – 17:00 Adoção da declaração do encontro de alto nível pelos chefes de Estado e governo