Ex-presidente Lula recebe medalha de ouro durante fórum em Olimpíada de profissões

Compartilhar:

Por seu exemplo de vida e trabalho pela educação profissionalizante no Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (4) uma medalha de ouro na World Skills International, maior competição internacional de cursos profissionalizantes. Antes de receber o prêmio, Lula falou para uma plateia de professores, delegados internacionais e políticos brasileiros e europeus durante a competição, que está sendo realizada em Leipzig, na Alemanha, até este domingo (7).

Para ver mais imagens e baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Lula foi apresentado e convidado a subir no palco por Natã Barbosa, aluno brasileiro do Senai que foi campeão mundial em 2011, na categoria webdesign, em Londres. “Estou aqui no palco hoje para apresentar um grande líder do meu país, uma pessoa que começou sua jornada na educação profissional. E depois de seu primeiro emprego trabalhou duro e se tornou uma figura muito importante da educação e da transformação do nosso país, inspirando a juventude e ajudando a construir o futuro do Brasil”, disse Natã, que virou instrutor da World Skills em um programa para jovens de Cingapura e neste ano foi aprovado para uma bolsa do programa federal Ciência Sem Fronteiras e vai estudar nos Estados Unidos.

Antes do discurso, Lula visitou dois pavilhões do Centro de Convenções de Leipzig, e assistiu a alguns dos 41 competidores brasileiros trabalhando. Os estudantes que representam o Brasil no World Skills estão entre os melhores do mundo em suas profissões. Na última edição, realizada em outubro de 2011 em Londres, o Brasil foi o segundo colocado em eficiência, atrás apenas da Coreia do Sul e à frente de Japão, Suíça, Cingapura entre outros países. Os brasileiros foram ouro em desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial, joalheria, mecânica de refrigeração, mecatrônica e webdesign. Além dos campeões, o Brasil trouxe também três medalhas de prata, duas de bronze e mais de dez certificados de excelência. Neste ano, são 41 competidores brasileiros, participando de 37 disciplinas, que passam pelas mais diferentes áreas, de metalurgia a moda, passando por tecnologia da informação e design gráfico. Os organizadores esperam mais de 180 mil visitantes durante os cinco dias de competição, que envolve 53 países e mais de mil estudantes. A próxima edição da World Skills, em 2015, será disputada em São Paulo.

Durante seu governo, Lula construiu 214 escolas técnicas federais, uma vez e meia o número total de escolas que foram construídas em toda a história anterior do Brasil. “Com Dilma”, disse Lula, “serão mais 208 escolas até 2014”. O ex-presidente reconhece que a educação deve continuar sendo prioridade e que ainda há muito trabalho a fazer, mas se orgulha de ver que o Brasil está formando profissionais que estão entre os mais qualificados do mundo. E lembrou que, no início de seu governo, a falta de profissionais era tão grave, que foi uma sorte poder contar com brasileiros que estavam trabalhando no Japão e que foram trazidos de volta, porque nem soldadores tínhamos mais. “A formação profissional é uma necessidade urgente que precisa de uma combinação perfeita entre estado e empresários brasileiros e formar gente cada vez mais qualificada”.

“Saio daqui ainda mais orgulhoso do meu país. É emocionante ver os brasileiros competindo entre os melhores do mundo”, disse Lula em seu discurso. “Sou garoto propaganda desses cursos profissionalizantes, porque seu a importância de um curso na minha vida e tenho orgulho de dizer isso”, contou. “Foi graças a meu diploma de torneiro mecânico que eu fui o primeiro de oito filhos a ter um carro, o primeiro a ter uma casa e cheguei a ser presidente da República”.

Fundada em 1950, a World Skills International tem hoje 68 países membros e tem sede em Amsterdã. Para esta edição da competição, 53 países enviaram representantes a Leipzig. Para saber mais, visite o site oficial da competição em http://www.worldskills.org/

Assista a fala do ex-presidente (a partir dos 7min30seg):

Ouça abaixo o discurso completo do ex-presidente:

Ouça a entrevista com Natã Barbosa, aluno brasileiro do Senai que foi campeão mundial em 2011, na categoria webdesign, em Londres: