Não surpreende, porque vem de um mentiroso voraz, mas precisamos registrar e mostrar como tudo é método. Novamente, Flavio Bolsonaro publica vídeo com fala distorcida de Lula para espalhar fake news. Dessa vez, o objetivo foi tentar passar a impressão que Lula estava desrespeitando o povo pobre do Brasil. Criminosamente, o filho de Bolsonaro compartilhou no Twitter uma vídeo-montagem que mostra trechos reais de uma fala de Lula, porém fora de ordem para dar a entender o contrário do que foi dito. Na verdade, Lula estava denunciando (como faz há mais de 20 anos) a maneira que governantes sem responsabilidade tratam os pobres.
A história já foi desmentida por agências de checagem, que desvendaram rapidamente a farsa. Essa é uma fake news do estilo Frankenstein, ou seja, aquela que corta, picota e reconstrói algo verdadeiro para criar um monstro espalhador de desinformação. Se você viu o vídeo compartilhado pelo filhote de Bolsonaro, ou se recebeu a mesma fake de algum amigo desinformado e ficou confuso, aqui está o vídeo original e sem os cortes desonestos.
A atitude de Flavio Bolsonaro é covarde e desonesta. Infelizmente, sabemos que esse é um método do bolsonarismo. Não é a primeira vez que algum filho do Mentiroso da República compartilha vídeos falsos com montagens e mentiras. Foi assim na fake do pacto com o demônio, foi assim na fake do iate, foi assim na fake das vaias em Caruaru.
E verdade seja dita: quanto mais Lula é ovacionado pela população, quanto mais o povo exibe as toalhas de Lula com orgulho, quanto mais o povo mostra sua gratidão por ter melhorado de vida nos anos Lula… mais a família Bolsonaro se desespera. Como não têm nada de bom para mostrar, o método é espalhar mentiras cada vez mais “reveladoras” e ver se alguma “pega”. Só que não. Não pega e nem vai pegar.
Quem sofre não esquece: com Lula a vida era muito melhor
Nos admira, inclusive, que logo os Bolsonaro queiram trazer à pauta o tema da pobreza. Logo o governo Bolsonaro, que é responsável pelo retorno do Brasil ao mapa da fome. Logo Bolsonaro, que fez 33 milhões de brasileiros passarem fome graças à sua incompetência na área econômica e à sua perversidade em desmontar todas as políticas públicas, do tempo de Lula, que garantiam o abastecimento de alimentos e preço justo à população. Logo Bolsonaro, que deixou morrerem 670.000 brasileiros enquanto dizia não ser coveiro e enquanto gente de seu governo tentava comprar vacina com propina. Logo Bolsonaro, que desvalorizou o salário mínimo (coisa que nenhum presidente tinha feito desde a criação do Real) e fez voltar a inflação.
Com Bolsonaro, o povo pobre deste país está sofrendo, passando fome, sem emprego e sem perspectiva de futuro. Com Lula, tudo era diferente. A começar da postura do presidente, que não espalhava mentiras e, em vez disso, trabalhava para cumprir suas promessas. Lula, ao receber a faixa presidencial, assumiu o compromisso de permitir que todos os brasileiros pudessem ter café da manhã, almoço e jantar. Parece pouco para quem vive de mamata e compra mansão de R$ 6 milhões com dinheiro de origem desconhecida. Mas para os milhões de brasileiros que passavam fome e passaram e ter comida no prato e dignidade nos governos Lula, isso é muito.
E não é só. Também nos governos Lula aconteceu a maior ascensão social do país, com milhões de pessoas pela primeira vez na vida tendo condições de comprar geladeira, moto, carro e passagens aéreas para viajar pelo Brasil. Havia emprego, aconteceu a maior expansão das universidades públicas da história, havia incentivo à pesquisa e à ciência, havia luz para todos. Havia esperança. Havia futuro.
Esse futuro foi interrompido pelo golpe e, com a ascensão das fake news e a chegada de Bolsonaro à presidência, a vida do brasileiro piorou em todos os aspectos. Está na hora desse pesadelo acabar.