11 de julho de 2012

A diretora do Instituto Lula, Clara Ant, viajou nesta terça (10) para participar da 19ª Sessão da Conferência de chefes de Estado e chefes de Governo da União Africana. O evento tem como tema central a integração do comércio africano e acontece na sede da União Africana, em Addis Abeba, Etiópia.

Clara Ant estará no evento como representante do Instituto Lula e se dedicará sobretudo a estabelecer contatos para o evento da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação sobre o combate à fome a à miséria nos países africanos, do qual o Instituto Lula é apoiador. Para esse encontro, que acontece em novembro na Costa do Marfim, serão convidados chefes de Estado e de Governos africanos, estudiosos, comunidades econômicas e organismos multilaterais que atuam na África, empresas, investidores e ONGs.

O Instituto Lula tem como uma de suas linhas de atuação o trabalho para ampliação do intercâmbio entre Brasil e África, incentivando investimentos e compartilhando experiências na área social e de sustentação da democracia, por isso tem acompanhado a União Africana em suas três últimas reuniões. No 17º encontro, em julho de 2011, o ex-presidente Lula foi convidado especial e discursou no evento que aconteceu em Malabo, Guiné Equatorial. Na reunião seguinte, em janeiro de 2012, Celso Marcondes, diretor executivo da iniciativa África do Instituto Lula, esteve presente e realizou diversos encontros, inclusive com os responsáveis pelo projeto do PIDA.