02 de setembro de 2013

Em dois vídeos gravados no início deste ano no Instituto Lula, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relembra a concepção e a execução das políticas sociais do seu governo. Lula ressalta que desde o início acreditou que “nós tínhamos condições de eliminar a fome nesse país”.

Nesta primeira parte do vídeo, Lula diz que partiu da noção de que o problema não era só a falta da produção de alimentos, mas também a escassez de dinheiro para comprar os alimentos. Sobre a criação de programas sociais como Bolsa Família, o ex-presidente afirma que enfrentou muito preconceito de pessoas que defendiam que os programas sociais eram esmolas e que os beneficiários iriam querer viver às custas do Estado.

A necessidade de um cadastro completo e eficiente também é destacada pelo ex-presidente como essencial. Para ele, sem isso se correria o risco de o dinheiro não chegar às mãos das pessoas que precisam, de intermediários desviarem dinheiro ou de incluir nomes de pessoas que não precisavam do benefício.

Lula lembra ainda que o projeto de segurança alimentar e combate à fome foi criado no Instituto Cidadania, que depois da sua saída da Presidência, deu origem ao Instituto Lula.

Na segunda parte do vídeo, que será divulgada nesta terça-fera (3), Lula fala dos resultados dessas políticas e da necessidade de melhoria constante na vida das pessoas.

Assista aqui à segunda parte do vídeo:

Leia mais sobre esta parte do vídeo: “Quem recebe transferência de renda não deve favor”, afirma Lula em vídeo