08 de maio de 2013

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou na tarde desta quarta-feira (8) com o presidente egípcio Mohamed Morsi. Os dois conversaram durante 45 minutos na base aérea de Brasília, de onde o presidente egípcio partiria em viagem.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Lula convidou o presidente egípcio para participar do seminário “Novos enfoques unificados para acabar com a fome na África”, organizado pela União Africana e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com o apoio do Instituto Lula. O encontro acontecerá em Adis Abeba, na Etiópia, nos dias 30 de junho e 1º de julho deste ano (leia mais sobre o encontro).

O presidente egípcio demonstrou interesse na experiência brasileira em programas sociais de combate à pobreza. Mohamed Morsi e Lula conversaram sobre a necessidade reforma no Conselho de Segurança da ONU, para inclusão de representantes da África e da América Latina. Os dois falaram ainda da necessidade de ampliação das relações comerciais entre Brasil e Egito e sobre a organização de um encontro para estimular parcerias entre empresários dos dois países.

Lula revelou que pretende visitar o Egito em novembro deste ano. Morsi respondeu que o brasileiro “será bem vindo” e se dispôs a recebê-lo.

Por fim, Lula desejou boa sorte para a seleção egípcia nas eliminatórias da Copa do Mundo e afirmou que espera ver o time africano aqui no Brasil no ano que vem.

Para saber mais sobre o Seminário de combate à fome em Adis Abeba:
União Africana, FAO e Instituto Lula somam esforços para combater a fome na África