Lula firma abaixo-assinado pela Reforma Política no aniversário do Sindicato dos Bancários

Compartilhar:

O ex-presidente Lula participou na noite desta terça (16) da comemoração dos 90 anos do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. No encontro, o presidente do PT, Rui Falcão, apresentou a campanha do partido em favor da Reforma do Sistema Político Eleitoral no Brasil e pediu a assinatura dos presentes.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Lula assinou o abaixo-assinado que pretende colher um milhão e meio de assinaturas até fevereiro de 2014. A proposta do PT prevê, entre outras coisas, o financiamento público exclusivo de campanha e também a formação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para tratar do tema.

Durante seu discurso, a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira, afirmou que a reforma política e a regulamentação dos meios de comunicação são temas prioritários para a entidade. Ela também lembrou que esses 90 anos de história foram marcados por muitas lutas. As férias, a aposentadoria e a jornada de trabalho de 6h foram conquistas da categoria. Hoje o sindicato tem 140 mil bancários filiados.

Lula e o Sindicato dos Bancários:

O Sindicato comemora nesta terça-feira 16, exatos 90 anos de atuação. Uma história marcada pela conquista de direitos para a categoria e pela defesa da democracia no país. Uma cerimônia na Quadra dos Bancários marca o aniversário e contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parceiro dessas lutas. Será às 17h, com transmissão ao vivo pelo site.

“Lula iniciou sua história ao lado dos trabalhadores e tem a vida pautada pelas lutas sociais”, ressalta a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Inicialmente no Sindicato dos metalúrgicos do ABC, quando o Brasil sofria com a ditadura, Lula esteve à frente de greves importantes na derrubada desse Estado ditatorial para o democrático que vivemos.”

Lula chegou à Presidência da República e em sua gestão foram gerados 15 milhões de empregos. Entre 2003 e 2009, 27,9 milhões de pessoas saíram da pobreza, enquanto 35,7 milhões ascenderam à classe média. Mais de 700 mil estudantes de baixa renda conseguiram chegar à universidade em seu governo. Esse projeto popular e democrático foi mantido com a eleição da presidenta Dilma Rousseff.

“Mesmo depois de deixar a Presidência da República, Lula continua debatendo a democracia e defendendo a inclusão social em vários países do mundo. Comemorar nossos 90 anos com essa participação muito nos honra e os bancários estão convidados para a festa.”

Leia também:
Lula comemora 90 anos do Sindicato dos Bancários ao lado da primeira mulher à frente da entidade