22 de setembro de 2016

Após fazer uma caminhada por um Recife lotado (veja o vídeo abaixo), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta (22) de um comício no Recife, capital de Pernambuco. Ao lado de João Paulo, candidato à prefeitura e do senador petista Humberto Costa, Lula falou para uma multidão. 

O ex-presidente enfatizou a importância de dar uma resposta nas eleições aos partidos responsáveis pelo golpe na presidenta Dilma Rousseff. “É hora da gente mostrar que o povo brasileiro não quer viver sem democracia. Temos que reeleger o melhor prefeito da história de Recife”, disse Lula, referindo-se a João Paulo, que já governou a cidade. 

A militância, explicou, não pode ter “medo nem vergonha de colocar vermelho”. “Se eles têm medo, tenho orgulho do vermelho e da bandeira que eu carrego”, afirmou. “Eles querem acabar com o PT porque o PT é o partido da inclusão social no Brasil.”

Lula fez questão de comentar as denúncias da Lava Jato a seu respeito e tranquilizou os milhares de presente: “Não se preocupem comigo, eu estou tranquilo”. “Não adianta não ter provas e ter convicção. Eu tenho história de luta nesse país. É preciso que eles aprendam a respeitar”, disse. 

Criticou o modo de agir da força-tarefa: “Vi um grupo de meninos que investigam minha vida há dois anos fazer um show de pirotecnia contra mim sem provas, só com convicções”. Lula comentou também a operação de hoje da Polícia Federal, que retirou o ex-ministro Guido Mantega de uma sala de operação, onde sua esposa passava por um procedimento cirúrgico: “Eles foram pegar o Guido dentro da sala de cirurgia. É um desrespeito sem tamanho”. 

“Eu não quero que a imprensa brasileira fale bem de mim, eu quero que me respeitem”, comentou o ex-presidente. “Eles sabem que eu não preciso de imprensa para ter o carinho do povo brasileiro.” “Depois dessa devassa que estão fazendo, eu espero que me peçam desculpas. A mim e a minha família”, afirmou Lula. 

A viagem do ex-presidente Lula ao Nordeste chega ao fim amanhã. 

Assista ao discurso de Lula no Recife: 

Parte 1

Parte 2

Parte 3