17 de julho de 2013

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta quinta-feira (18) do encerramento da Conferência Nacional “2003 – 2013: Uma nova política externa”, na Universidade Federal do ABC (UFABC) em São Bernardo do Campo. O tema da conferência de Lula é “Brasil no mundo: mudanças e transformações”, às 15h. A conferência começou no dia 15 e, além de Lula, contou com a participação dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

Ao debater as iniciativas na área de política externa dos governos Lula e Dilma, o evento abordará também o contexto político, social e econômico dos últimos dez anos.

Para o professor da UFABC Giorgio Romano, coordenador do curso de Relações Internacionais, apesar de ter no governo federal seu agente principal, a atual política externa não se resume à pauta diplomática oficial: “O evento parte do entendimento de que a política externa envolve um conjunto de atores e deve ser considerada uma política pública, sujeita ao debate e parte da agenda de desenvolvimento do Brasil”.

Ao tomar posse em 2003, Lula alinhou a nova política externa brasileira com o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, que ocupou o cargo durante os dois mandatos do ex-presidente. Amorim foi sucedido por Antonio Patriota em 2011, quando a atual presidente Dilma Rousseff assumiu a Presidência.

O encontro, que começou no dia 15, está sendo transmitido ao vivo via internet e pode ser acompanhado aqui: www.conferenciapoliticaexterna.org.br

Para saber mais sobre o evento, assista ao vídeo de apresentação da conferência: