07 de março de 2015

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou com uma mensagem de boa sorte seu discurso no lançamento da TVT digital em São Bernardo do Campo.  A TVT, primeira televisão outorgada a um sindicato, estreou nesta sexta-feira (6) o sinal do canal 44.1 (digital e HD) abrange a cidade de São Paulo e região metropolitana do estado. Com a nova antena, pelo menos 20 milhões de pessoas terão acesso a um conteúdo educativo, construído a partir da visão da classe trabalhadora e dos movimentos sociais organizados. Foram mais de 30 anos de luta até que este dia chegasse.

Lula lembrou o caminho de quase três décadas para que os trabalhadores pudessem ter sua primeira televisão em sinal aberto, mas alertou que os desafios continuam. “Vocês não têm o direito de cair na mesmice. Porque num país tão criativo como o Brasil não há nenhuma explicação para a gente ver as mesmas pessoas na TV todos os dias, falando as mesmas coisas há décadas”.

O ex-presidente também estimulou a TVT a investir “na base”, para que apareçam os talentos brasileiros da periferia, dos trabalhadores. “Porque vocês nunca vão poder competir com canais que pagam salários de 800 mil reais para apresentadores. E é bom mesmo que seja assim”.

Ao lado de Lula, falaram Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo, Nelson Breve, da Empresa Brasileira de Comunicações, Juvandia Moreira Leite, presidenta do Sindicato dos Bancários, Sérgio Nobre, secretário geral da CUT e Valter Sanches, diretor da TVT.

Juvandia Moreira Leite, presidenta do Sindicato dos Bancários falou do orgulho que é esta televisão para todos os trabalhadores e como, em um país com as dimensões do Brasil, como é importante a democratização dos meios de comunicação, a pluralidade no lugar do monopólio.

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, leu um recado da presidenta Dilma Rousseff desejando muito sucesso à TVT, um passo importante no sentido da democratização dos meios de comunicação no Brasil. 

Desde 1984 o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC luta por uma concessão de TV, que só foi conquistada em 2010, inicialmente só transmitindo para Mogi das Cruzes. Em 2015, já em parceria com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, a TV dos Trabalhadores dá mais um passo na luta contra o monopólio da mídia e por uma comunicação que coloca os trabalhadores, cidadãos e a sociedade civil organizada como protagonistas.

Como assistir a TVT?
Canal 44.1 HD (Grande SP)
Canal 46 analógico (Alto Tietê)
Canal 12 NET (ABC)
Canal 13 NET (Alto Tietê)
Canal 2 NET (Capital – segunda a sexta das 19h às 20h30)
Canal 8 GVT (ABC)
Satélite C3, frequência 3851, symbol rate 6247, vertical (em todo o Brasil).
Portal: www.tvt.org.br
App para Android: RedeTVT
Canal YouTube: youtube.com/redetvt
Facebook.com/redetvt