Lula recebe o embaixador da Líbia

Compartilhar:

O embaixador da Líbia no Brasil, Khaled Z. Dahan, visitou o Instituto Lula nessa segunda feira (17). Ele foi recebido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo presidente do Instituto, Paulo Okamotto, e o diretor da Iniciativa África, Celso Marcondes.

Dahan expôs a situação política atual da Líbia e pediu o apoio do ex-presidente ao processo de pacificação em curso no país africano.

Com mais de seis milhões de habitantes, a Líbia vive uma situação de instabilidade política muito grave. Após a queda de Muamar Khadaffi, em 2011, um governo de transição assumiu o poder, mas ainda não conseguiu consolidar-se.

O embaixador reafirmou sua esperança em um acordo político entre as principais forças do país com apoio da ONU até o final deste mês de agosto. Dahan informou ainda que o novo governo deve convocar eleições, o que representa um avanço significativo rumo à democratização do país.

O ex-presidente Lula expressou sua disposição em contribuir no que for preciso. Dahan presenteou o ex-presidente com uma honraria, um prato de metal ornado com desenhos de monumentos líbios, enviado por seu ministro das Relações Exteriores.