Lula se encontra com 100 jovens líderes de escolas públicas da Bahia

Compartilhar:

Em mais uma atividade para debater o Plano Nacional de Educação e sua importância para o futuro do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou ao lado do governador da Bahia, Rui Costa, de uma roda de conversa com mais de cem líderes de classe de escolas estaduais da Bahia, nesta sexta-feira (23), em Salvador. Os líderes, com idade entre 14 e 19 anos, foram eleitos democraticamente em uma iniciativa revolucionária do governo petista para estimular a democracia participativa e fortalecer a escola pública. Lula ouviu os depoimentos dos jovens representantes de sala. “Hoje eu tive uma grande lição de vida, eu aprendi muito”, agradeceu o ex-presidente.

Os estudantes falaram sobre a importância da liderança na sala de aula e da democracia nas escolas. Ludmila Cerqueira, aluna do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, afirmou que o Projeto Líder de Classe deu voz aos estudantes junto à direção de cada escola, melhorando não só o ensino, como o relacionamento com os professores. O aluno, Mateus Paim, do Colégio Estadual Ipiranga, ressaltou também o estimulo ao aprendizado da liderança. “Estamos aprendendo que ser líder é saber ouvir e a ser o intermediário entre a sala e a direção”.

O jovem Jean Santos, aluno do Colégio Estadual Kleber Pacheco, salientou a importância da educação para os jovens. “É através da educação que teremos um futuro melhor, uma Bahia melhor e certamente um Brasil melhor. Afinal, o futuro governador da Bahia pode estar sentado aqui nesta sala”. Bianca Sacramento, do Colégio Estadual Rômulo Almeida, agradeceu ao ex-presidente: “Obrigada, presidente Lula, por em seu governo ter priorizado melhorar a educação pública. Criticar é fácil, eu quero ver é pegar e fazer, mesmo com o Brasil inteiro contra você, como o senhor fez”.

O governador Rui Costa enalteceu o valor dos debates pela educação que Lula tem realizado. “O presidente Lula quer contribuir com um novo salto na educação do Brasil e por isso voltou a percorrer o Brasil. Ele fez uma grande transformação na educação em seu governo e agora quer mais”. 

O secretário de educação da Bahia, Osvaldo Barreto, explicou que o papel do líder de classe está em levar a direção da escola tudo o que acontece na sala de aula e que muitas vezes não tem a devida atenção, além de participar da “discussão do andamento da escola”.

Sobre o projeto
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou a 1ª Eleição Geral de Líderes de Classe entre os dias 27 a 29 de maio de 2015. Mais de 34 mil líderes e vice-líderes das turmas da Rede Estadual de Ensino foram eleitos democraticamente. Esse processo incentiva líderes e gestores escolares a fortalecer a escola pública baiana como um local de formação de cidadãos ativos no processo de democratização do ensino e da aprendizagem e, consequentemente, o incentivo e respeito às potencialidades dos estudantes, cumprindo premissas do Programa estadual “Educar Para Transformar”.