Lula se reúne com Partido Social-Democrata da Alemanha

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta terça-feira (24), a secretária geral do Partido Social-Democrata da Alemanha, Yasmin Fahimi, o representante no Brasil da Fundação Friedrich-Ebert, Thomas Manz para uma reunião. Participaram também o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto e o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci.

Fahimi falou o Brasil e a Alemanha tem desafios muito semelhantes. “São dois países que cada um na sua região tem um poder econômico muito forte e também estão enfrentando uma crise. É uma crise econômica, mas também uma crise política e que exige desses partidos de trabalhadores pensar e também discutir um novo modelo de sociedade”.

Ela disse que o partido pretende intensificar o contato com o PT e com todas as organizações e institutos parceiros, pois acreditam que é necessária uma nova narrativa para os partidos progressistas. “Nós precisamos dialogar com a sociedade e recuperar a confiança nos nossos partidos”.

Lula falou sobre o momento político do Brasil e disse achar muito importante os debates entre o PT e o SPD neste momento.

A secretária falou também sobre a onda conservadora na Europa e no mundo. “Ambos os continentes estão em situações econômicas difíceis e em situações assim as pessoas tendem a ir pelo caminho mais conservador”. Fahimi disse ainda que ambos os partidos tem uma história de conquistas importantes para os trabalhadores, agora precisam de um diálogo mais intenso com suas bases e a sociedade como um todo.

Ela demonstrou o interesse do partido no modo petista de governar e em iniciativas como o orçamento participativo. “Queremos discutir novas formas de fazer política em conjunto com a sociedade”.

A delegação do partido alemão irá se reunir no Brasil com a direção do Partido dos Trabalhadores, com a Fundação Perseu Abramo e também com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.