26 de março de 2012

O economista senegalês Makhtar Diop, diretor do Banco Mundial para o Brasil, visitou nesta segunda-feira (26) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Diop está deixando seu cargo no Brasil esta semana para assumir a vice-presidência do Banco Mundial para a África.

Diop e Lula estarão no dia 3 de maio no seminário “Investindo na África: oportunidades, desafios e instrumentos para cooperação econômica”, que será promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em sua sede no Rio de Janeiro.

O evento também contará com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e de dirigentes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e da União Africana, que apresentarão o Programa para o Desenvolvimento de Infraestruturas na África (PIDA), proposto pela União Africana.

No encontro de hoje, Lula e Diop conversaram sobre cooperação Sul-Sul entre Brasil e África, especialmente nas áreas de energia e agricultura, nas quais a experiência brasileira no cerrado e no semiárido encontra condições ambientais semelhantes às que existem em vários países da África.

Diop expressou sua admiração pelo papel de Lula como um líder mundial que fez diferença na luta contra a pobreza e sua articulação entre política social e eficiência econômica.

“Eu também vim pedir para ele ser a voz para ajudar os países mais pobres a acelerarem seu desenvolvimento, a partir do exemplo das políticas aplicadas no Brasil e da mobilização de mais recursos financeiros para os países africanos.”

Fotos em alta resolução do encontro podem ser baixadas no Picasa do Instituto Lula.