Mostra de documentários traz África contemporânea ao público de São Paulo e Salvador

Compartilhar:

O Brasil e a África estão unidos por laços históricos e afetivos. Mas, apesar disso, os brasileiros recebem muito pouca informação sobre o que se passa nos mais de 50 países do continente africano nos dias de hoje. Quem são, como vivem, como é o dia-a-dia dos angolanos, nigerianos, moçambicanos ou tunisianos? Até onde vão as semelhanças culturais entre Brasil e África?

A mostra de documentários África Hoje, que acontece em São Paulo (de 21/5 a 2/6 na Caixa Cultural) e em Salvador ( 26/11 a 01/12, também na Caixa Cultural), traz ao público brasileiro a possibilidade de conhecer um pouco mais da imensa variedade cultural do continente africano. De uma investigação sobre o que aconteceu na África do Sul depois da Copa do Mundo, à opinião de mulheres senegalesas sobre relacionamentos amorosos ou os desafios de um grupo de músicos portadores de deficiência física no Congo, os documentários tratam de temáticas bastante diversas. No total, serão apresentados 18 filmes de países como Egito, Senegal, Tunísia,  Moçambique e Congo.

“Os filmes abordam temas múltiplos do universo dos países africanos, alguns muito próximos da realidade brasileira, despertando uma reflexão sobre as diversas maneiras de lidar com questões complexas”, afirma a cineasta brasileira radicada em Moçambique Luciana Hees.

Entre eles, está o filme de abertura “Rouge Parole” (Tunísia/ 2011), um dos principais relatos sobre a Revolução da Tunísia, eleito um dos 12 melhores documentários de 2012 pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de NY).

Outro destaque da mostra é o filme “Onde a Água Encontra o Céu” (Reino Unido/2008). Narrado pelo vencedor do Oscar, Morgan Freeman, e escrito por Jordan Roberts (Marcha dos Pinguins), o longa conta a inspiradora história de um grupo de mulheres em uma região remota do norte da Zâmbia que alcançam o inimaginável: aprender a fazer um filme como uma forma de falar sobre suas vidas, levantando uma questão que ninguém vai discutir – a situação das mulheres jovens órfãs devido à AIDS.

MOSTRA ÁFRICA HOJE (SP)
Quando: 21/05 a 02/06/2013
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Auditório (capacidade 60 lugares)
Praça da Sé, 111, 6° andar – Centro
Evento gratuito
Programação Completa: www.mostraafricahoje.blogspot.com.br