Nas redes sociais, lideranças globais saúdam Lula pela vitória

China, Rússia, EUA, países da América do Sul e Europa felicitaram o presidente eleito por conquistar seu terceiro mandato

Compartilhar:

Assim que o resultado do segundo turno das eleições no Brasil foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lideranças globais saudaram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais.

Um dos primeiros foi o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, por meio de documento divulgado pela Casa Branca minutos após sair o resultado na corrida presidencial brasileira. No Twitter, Biden escreveu: “Envio os parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos que virão pela frente”, diz a publicação.

A vitória de Lula também foi reconhecida e celebrada no Twitter por chefes de Estado e de Governo de diversos países: Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai), Alberto Fernández (Argentina), que veio ao Brasil visitar o novo presidente, Mark Rutte (Países Baixos), Luis Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guilhermo Lasso (Equador), Emmanuel Macron (França), que compartilhou em suas redes a vídeo chamada que fez com Lula, Rishi Sunak (Reino Unido), Marito Abdo (Paraguai), Pedro Castillho (Peru) e Nicolás Maduro (Venezuela).

O presidente da República Popular da China, Xi Jiping, também mandou uma saudação ao presidente Lula, e comentou que pretende estabelecer relações bilaterais de longo prazo em benefício das duas nações.

“A China e o Brasil, principais países em desenvolvimento e importantes nações emergentes, compartilham amplos interesses e responsabilidades comuns. Desde que China e Brasil estabeleceram laços diplomáticos há 48 anos, com os esforços conjuntos dos governos dos dois países e setores das sociedades, as relações bilaterais testemunharam um desenvolvimento duradouro com cooperação em diversos campos e resultados frutíferos. Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil e estou disposto a trabalhar junto com o Presidente eleito para elevar, a partir de uma visão estratégica de longo prazo, a Parceria Estratégica Global China-Brasil, com benefícios aos dois países e povos”, disse o presidente do principal motor da economia mundial.

Europa

Além de França e Reino Unido, líderes de potências mundiais como a Alemanha e Espanha também se manifestaram sobre a vitória de Lula.

“Cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns Lula pela sua eleição! Estou ansioso para trabalhar juntos e promover as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado”, disse Josep Borell, coordenador da Política Externa na União Europeia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também parabenizou o presidente eleito pela conquista de um terceiro mandato. Em nota no site do Kremlin, Putin disse esperar o fortalecimento dos laços Brasil-Rússia e que o resultado da eleição mostra a “alta autoridade política” de Lula.