Natal dos catadores: Conheça a tradição de final de ano de Lula

Todos os anos, Lula se encontra todo Natal com catadores de materiais recicláveis, uma tradição que começou no primeiro ano de governo

Compartilhar:

Há 19 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém uma tradição no final do ano. Desde 2003, no primeiro ano de seu primeiro mandato, Lula todos os anos participa do Natal dos Catadores. Ele foi o primeiro chefe de Estado brasileiro a receber a categoria e proporcionar condições para transformar sonhos e projetos em realidade.

A história de Lula com a categoria é longa. Em 2003, seu primeiro ano de mandato como presidente, ele se reuniu pela primeira vez com os catadores de materiais recicláveis na baixada do Glicério, reduto histórico desses trabalhadores na cidade de São Paulo.

Antes disso, o presidente eleito já mantinha contato estreito com o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR), que organizava a luta dos trabalhadores, tentando garantir políticas públicas que os incluísse de maneira produtiva à cadeia da reciclagem. Foi assim que, ao ser eleito, estabeleceu um espaço de diálogo permanente com o governo: o Comitê Interministerial de Inclusão dos Catadores com a participação de 11 Ministérios, empresas públicas federais e o MNCR.

Tinha início ali uma tradição anual que se manteria mesmo depois de deixar o poder. A cada encontro de Natal, os catadores e catadoras tinham sempre algum avanço a comemorar. Em 2006, os catadores realizaram uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. E foram recebidos no Palácio do Planalto por Lula, em seguida. Ali, os catadores apresentaram suas reivindicações e demandas.

Em 2010, após 21 anos de luta, Lula sanciona a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº lei 12.305), incluindo definitivamente a categoria na cadeia produtiva e gestão compartilhada resíduos sólidos no Brasil. A lei é a mais inovadora da América Latina.

Nos anos seguintes, Lula recebeu o MNCR em reuniões no Instituto Lula, participou da ExpoCatadores e se fez presente em todas as comemorações de fim de ano. Preso injustamente em Curitiba por 580 dias por motivos políticos, Lula trocou carta com os catadores: “Eu estive com vocês antes de ser presidente, quando fui presidente, depois de ser presidente. Estou com vocês hoje e estarei com vocês sempre”.

Lula no Natal dos Catadores em 2003

Os encontros no Natal dos catadores foram retomados em 2019, interrompidos apenas pela pandemia de covid-19. Em 2020, Lula participou de uma live com representantes dos catadores e da população de rua, para discutir projetos de solidariedade urgente e políticas para a retomada.

Agora, em 2022, o encontro volta a acontecer na ExpoCatadores, marcando um momento mais do que especial: a vitória de Lula nas eleições 2022 e as expectativas para a posse, em janeiro do ano que vem, na maior festa popular que se tem notícia.

Lula no Natal dos catadores em 2021