07 de junho de 2013

Faleceu hoje Pierre Mauroy, presidente da Fundação Jean-Jaurès e ex-primeiro-ministro da França. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Instituto Lula, através do seu presidente Paulo Okamotto, enviaram as condolências a parentes e familiares deste tão importante nome da nação francesa. O Instituto Lula e a Fundação Jean-Jaurès, sob a liderança de Mauroy, realizaram, em 2012, o Fórum pelo Progresso Social, que discutiu o contexto mundial atual e propôs a união de entidades progressistas do mundo.

Leia abaixo a carta enviada pelo ex-presidente Lula aos familiares:

Quito, 7 de junho de 2013

À família e aos amigos do companheiro Pierre Mauroy:

Recebi com grande tristeza a notícia do falecimento do companheiro Pierre Mauroy. Lembro de nosso último encontro em dezembro de 2012 e guardo dele a recordação de um homem de convicções e espírito generoso.

Pierre era um homem do povo e essa marca esteve presente durante toda sua militância. Da liderança do movimento estudantil à construção das políticas sociais da presidência de François Mitterrand, Pierre fez contribuições extraordinárias para o fortalecimento da justiça social na França.

Perdemos um campeão da democracia popular, mas fica conosco seu legado de lutas e ideais que deverá nos servir como exemplo e inspiração inesgotáveis.

Neste momento de consternação, quero expressar à família de Mauroy, bem como à Fundação Jean-Jaurès, ao Partido Socialista e aos amigos, minhas condolências.

Luiz Inácio Lula da Silva